5 aplicativos para aprender a tocar violão online

Conheça alguns aplicativos para aprender a tocar violão online e saiba as características de cada um deles

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 8 meses
Conheça alguns apps para aprender a tocar violão online (Imagem: Anderson Rangel/Unsplash)

Aprender a tocar violão é o sonho de muitas pessoas que amam o instrumento musical. Se antes era preciso ir até uma escola de música para aprender conceitos e técnicas para tocar — e pagar por isso –, hoje em dia já é possível ter noção de como fazer gratuitamente pela internet. Por conta disso, veja a seguir, cinco aplicativos para aprender a tocar violão online.

1. Bravus Music

Bravus Music é um aplicativo para aprender a tocar violão online
Bravus Music é um aplicativo que oferece cursos gratuitos de como tocar violão (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Bravus Music é um aplicativo que oferece uma série de cursos gratuitos para quem busca aprender a tocar um instrumento. Criado com o objetivo de facilitar o acesso à conhecimento musical, a empresa oferece uma série de módulos gratuitos de como tocar violão direto pelo app ou pelo site oficial, já que o aplicativo só está disponível em aparelhos Android.

Para aqueles que buscam se especializar ainda mais, é possível assinar planos de acordo com a intensidade dos estudos. A Bravus ainda têm cursos de bateria, piano e de teoria musical.

2. Yousician

Yousician é um aplicativo para aprender a tocar violão online
Yousician é um aplicativo que conta com recursos pagos e uma série de funcionalidades (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Assim como o aplicativo anterior, o Yousician também dispõe de uma gama de cursos além do tradicional violão. Entretanto, para ter acesso completo ao aplicativo e todas suas funcionalidades é preciso assinar um pacote de mensal, sendo que os sete primeiros dias são grátis.

Durante o uso, o app fornece uma série de exercícios para que você aprenda de forma didática os principais aspectos de um violão, além de trazer trechos de músicas com o objetivo que você toque. Utilizando o microfone do seu dispositivo, o app reconhece quais notas e cordas você toca para avançar automaticamente com as aulas. O Yousician está disponível para Android e iOS.

3. Cifra Club

Cifra Club é famoso por oferecer uma série de cifras e tutoriais das músicas mais tocadas do mundo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Cifra Club já é famoso no Brasil por oferecer uma grande quantidade de conteúdos voltado à música. Com o aplicativo isso não é diferente. Porém, o Cifra Club não se trata de uma plataforma de cursos de como tocar violão.

O site traz cifras para as músicas mais tocadas no Brasil e no mundo, além de trazer videoaulas de como tocar. O único problema é a ferramenta ser voltada para aqueles que já tenham conhecimento básico do instrumento, deixando de dar suporte básico para quem deseja iniciar. A aplicação está disponível para Android e iOS.

4. Simply Guitar

Simply Guitar também consegue acompanhar seu aprendizado enquanto você toca (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Assim como o Yousician, o Simply Guitar é outro aplicativo que oferece cursos de diversos instrumentos em pacotes pagos. Apesar de trazer algumas aulas gratuitas, só é possível continuar na plataforma após assinar um plano mensal.

No melhor estilo Just Dance ou Rock Band, o aplicativo reconhece as notas e cordas durante a música para avaliar se está correto ou não e o seu aprendizado. Durante os sete dias grátis, é possível tocar algumas músicas e até mesmo se divertir enquanto aprende o básico de como tocar violão. O Simply Guitar também está disponível para ambas plataformas mobile.

5. Coach Guitar

Coach Guitar oferece vídeos que podem contribuir para o aprendizado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Por fim, outro aplicativo para aprender a tocar violão sem precisar sair de casa é o Coach Guitar. O app segue os moldes do Yousician e do Simply Guitar e também consegue acompanhar seu aprendizado enquanto você toca. A plataforma também oferece períodos grátis que podem ser úteis durante o processo, mas para ter acesso completo ao aplicativo é preciso assinar um plano mensal.

O Coach Guitar ainda dispõe de vídeos voltados ao aprendizado de como fazer corretamente as notas e também de como coordenar as batidas. O app está disponível para Android e iOS.

Já utiliza ou utilizou alguns desses aplicativos para tocar algum instrumento? Como foi a sua experiência? Conta aqui nos comentários!

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados