Como desvincular o Instagram do Facebook

Tutorial mostra como desconectar o Facebook do Instagram para interromper a sincronização entre os perfis das redes sociais da Meta

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 meses
Ilustração mostra os ícones do Instagram e do Facebook se separando
Saiba o passo a passo para separar as contas do Instagram e do Facebook (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Desvincular o Instagram do Facebook é um processo para remover uma das contas da Central de Contas da Meta. Esse passo a passo pode ser feito pelo celular ou pelo PC.

Ao desvincular a conta do Instagram com o Facebook você não poderá compartilhar stories e publicações automaticamente na outra rede social ou sincronizar informações entre os perfis.

Vale ressaltar que esse processo não exclui nenhuma das contas, apenas deixa de sincronizar as experiências entre o Facebook e Instagram.

A seguir, veja como desvincular o Instagram do Facebook:

Como desvincular o Instagram do Facebook pelo celular

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito da tela, para acessar seu próprio perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o perfil na página inicial

2. Toque em “Configurações e privacidade” do Instagram

Toque no menu do Instagram, ícone com três riscos na horizontal no canto superior direito, e selecione a opção “Configurações e privacidade”.

Capturas de telas do aplicativo Instagram mostram como acessar o menu "Configurações e privacidade"

3. Acesse a Central de Contas da Meta para desvincular o Facebook do Instagram

Toque em “Central de Contas” para começar o processo para desconectar o Facebook do Instagram. O hub de contas da Meta permite administrar os perfis conectados do Facebook e do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a Central de Contas da Meta

4. Toque em “Contas” para ver seus perfis do Instagram e do Facebook

Desça a tela da Central de Contas da Meta e toque na opção “Contas” para ver todos os seus perfis do Instagram e do Facebook que estão vinculados ao hub de contas.

Capturas de telas do aplicativo Instagram mostram como acessar o menu "Contas" na Central de Contas da Meta

5. Toque em “Remover” para tirar o Facebook do Instagram

Encontre o perfil do Facebook que você deseja desconectar do Instagram e toque no botão “Remover”.

Capturas de telas do aplicativo Instagram mostram como remover um perfil do Facebook no Instagram na Central de Contas da Meta

6. Toque em “Remover Conta” para desvincular o Facebook

Toque na opção “Remover Conta” para encerrar a experiência compartilhada entre os perfis do Facebook e do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como remover um perfil do Facebook no Instagram na Central de Contas da Meta

7. Toque em “Sim, remover [nome do usuário]” para concluir

Toque no botão azul “Continuar”, na parte inferior da tela, para avançar. Depois toque no botão azul “Sim, remover [nome do usuário]”, para concluir o processo de desconectar a sua conta do Facebook do Instagram.

Capturas de telas do aplicativo Instagram mostram como concluir a remoção de um perfil do Facebook no Instagram na Central de Contas da Meta

Caso os perfis do Instagram e do Facebook compartilhem a mesma senha de login, você verá a opção “Criar nova senha” antes de concluir a ação. Então, cadastre uma nova senha para o Facebook e desconecte as duas contas.

Como desconectar o Facebook do Instagram pelo PC

1. Acesse o site Instagram.com pelo computador

Acesse o Instagram.com pelo navegador do seu PC e, se necessário, faça login na sua conta do Instagram.

Captura de tela mostra a página inicial do Instagram no navegador

2. Clique em “Configurações” do Instagram

Clique no menu “Mais”, ícone com três riscos na horizontal no canto esquerdo da tela, para abrir mais opções do Instagram. Depois, clique em “Configurações” para prosseguir.

Capturas de telas do Instagram mostram como acessar as configurações no navegador

3. Clique na “Central de Contas” para ver mais detalhes dos perfis do Instagram e Facebook

Clique em “Central de Contas”, no submenu do lado esquerdo da tela, para acessar a Central de Contas da Meta. O hub da Meta possibilita gerenciar as contas conectadas do Facebook e do Instagram.

Captura de tela do Instagram mostra como acessar a Central de Contas da Meta no navegador

4. Clique em “Contas” para desvincular o Facebook do Instagram

Na seção “Configurações de contas”, clique na opção “Contas” para ver todos os perfis do Instagram e do Facebook vinculados a sua Central de Contas da Meta.

Captura de tela do Instagram mostra como acessar o menu "Contas" na Central de Contas da Meta no navegador

5. Clique em “Remover” para tirar o Facebook do Instagram

Encontre o perfil do Facebook que você deseja desvincular da conta do Instagram e toque no botão “Remover”.

Captura de tela do Instagram mostra como remover um perfil do Facebook na Central de Contas da Meta no navegador

6. Clique em “Sim, remover [nome do usuário]” para desconectar o Facebook

Clique no botão azul “Continuar” para avançar e, depois, toque no botão azul “Sim, remover [nome do usuário]” para concluir o processo de desvincular o Facebook do Instagram.

Capturas de telas do Instagram mostram como remover um perfil do Facebook na Central de Contas da Meta no navegador

Vale dizer que, se os dois perfis compartilharem a mesma senha, a Central de Contas da Meta solicitará que você crie outra senha para o Facebook. Então, cadastre uma nova senha para completar a ação e desconectar as contas das redes sociais.

O que acontece ao desconectar o Facebook do Instagram?

Ao deslogar o Facebook do Instagram usando a Central de Contas da Meta, a experiência compartilhada entre as contas do Instagram e do Facebook é encerrada. Isso significa que não haverá sincronização de dados pessoais e conteúdos publicados.

Por exemplo, se você trocar a foto ou nome no Facebook, isso não afetará o perfil do Instagram. Bem como, você irá parar de compartilhar stories do Instagram no Facebook automaticamente. Contudo, os conteúdos antigos que você publicou antes de desvincular as contas continuarão visíveis para quem acessar seu perfil do Facebook.

Também vale dizer que você não poderá usar a conta do Facebook para fazer login no Instagram e vice-versa. Além disso, certos serviços da Meta, como o Meta Pay, passam a funcionar separadamente.

Se eu excluir o Facebook eu perco meu Instagram?

Você não perde seu Instagram ao excluir a conta do Facebook. O gerenciamento dos perfis das duas redes sociais é realizado separadamente na Central de Contas da Meta. Com isso, dá para deletar a conta de uma plataforma e manter ativo o perfil da outra rede social.

Posso vincular outra conta do Facebook no meu Instagram?

Sim. É possível vincular outra conta do Facebook ao seu Instagram. Você consegue adicionar um perfil à Central de Contas da Meta usando o aplicativo do Instagram ou acessando a versão web da rede social de fotos e vídeos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados