Como alterar os dados cadastrais do MEI
Saiba como alterar os dados cadastrais do MEI; o processo pode ser feito em poucos minutos no Portal do Empreendedor
Saiba como alterar os dados cadastrais do MEI; o processo pode ser feito em poucos minutos no Portal do Empreendedor
O MEI (Microempreendedor Individual) consegue alterar seus dados cadastrais a qualquer momento. O processo pode ser realizado através do site disponibilizado pelo Governo Federal e, após a atualização, um novo CCMEI é gerado contendo as informações inseridas. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.
Tempo necessário: 5 minutos
É importante ressaltar que não há um limite de alterações que podem ser feitas no cadastro do MEI. No entanto, só é possível realizar 8 mudanças em cada acesso. Caso queira fazer mais, o processo deve ser repetido.
Como mencionei anteriormente, após concluir a alteração, um novo CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual) é emitido pela plataforma. Esse documento certifica que sua empresa está aberta e comprova a sua inscrição no CNPJ e na Junta Comercial do seu estado. Portanto, salve-o em seu computador ou, se preferir, imprima-o.
Também vale mencionar que, antes de atualizar o cadastro, recomenda-se entrar em contato com a prefeitura para saber quais são as exigências do município em casos de inclusão ou alteração de uma nova atividade, forma de atuação ou endereço.
Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como alterar os dados cadastrais do MEI:
Acesse o Portal do Empreendedor e entre com sua conta Gov.br;
Digite o código no campo em branco e depois clique em “Continuar” — já mostramos como gerar esse código em outro tutorial;
Preencha o formulário com os novos dados, aceite os termos e depois clique em “Continuar” no final da página;
Na “Tela para conferência de dados”, role a página para baixo e clique no botão “Confirmar” para gerar o novo CCMEI.
Atividades, forma de atuação, endereço comercial e residencial, nome fantasia, capital social e outros.
O CCMEI representa a situação atual da empresa. O documento deve ter as informações mais recentes para evitar problemas com o munícipio ou estado.
Após a formalização do MEI, os dados podem ser alterados gratuitamente a qualquer momento — não existe um tempo de espera.