Como emitir a DAS do MEI [Boleto de contribuição mensal]

Saiba como emitir a DAS do MEI; o boleto pode ser gerado rapidamente no site PGMEI ou pelo aplicativo para celular

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 5 meses
Página do PGMEI (Imagem: Reprodução/Governo Federal)
Página do PGMEI (Imagem: Reprodução/Governo Federal)

Todo Microempreendedor Individual (MEI) precisa pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Esse boleto pode ser gerado rapidamente de duas formas: através do site ou pelo aplicativo, ambos disponibilizados pelo Governo Federal. Abaixo, vou te mostrar como emitir a DAS do MEI.

Tempo necessário: 5 minutos

Antes de mais nada, é importante lembrar que o pagamento do DAS-MEI corresponde a contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual, no valor de 5% do limite mínimo mensal do salário de contribuição. Além disso, dependendo da atividade exercida, o boleto também contém R$ 1,00 de ICMS ou R$ 5,00 de ISS.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como emitir a DAS pelo aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS):

  1. Abra o app e informe seu CPNJ:

    Na barra de busca no topo da tela, digite seu CNPJ e depois selecione os caracteres na ordem correta para prosseguir;Informe seu CNPJ (Imagem: Reprodução/App MEI)

  2. Entre na área de emissão:

    Toque na primeira opção “Emitir DAS”;Toque em "Emitir DAS" para continuar (Imagem: Reprodução/App MEI)

  3. Escolha qual boleto deseja pagar:

    O app vai informar quais boletos estão em aberto e quais já foram pagos. Toque no mês desejado;Escolha qual boleto quer pagar (Imagem: Reprodução/App MEI)

  4. Selecione como deseja pagar:

    Toque em “Quota única” para pagar o valor total ou escolha “Duas Quotas” para pagar em duas vezes;Escolha se vai pagar o valor total ou em duas vezes (Imagem: Reprodução/App MEI)

  5. Gere o boleto de pagamento:

    Toque em “Exibir DAS” na parte inferior da tela para gerar o boleto — seu celular precisa ter um leitor de PFD instalado para visualizar o arquivo.Gere o boleto DAS (Imagem: Reprodução/App MEI)

Como emitir a DAS do MEI no PC

  1. Abra o navegador e acesse o Programa Gerador de DAS do MEI;
  2. Digite seu CNPJ e depois clique em “Continuar”;
  3. No menu superior, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS);Clique na opção para exibir as DAS disponíveis (Imagem: Reprodução/PGMEI)
  4. Selecione o ano e depois clique em “Ok”;
  5. O site mostrará os boletos em aberto e os que já foram pagos. Clique na “caixinha” do boleto que deseja pagar e depois no botão “Apurar/Gerar DAS” na parte inferior para baixá-lo no formato PDF.

A plataforma também entrega a opção “Pagar Online” por meio de débito em conta corrente, mas no momento, apenas clientes do Banco do Brasil com acesso ao Internet Banking podem utilizá-la.

O que acontece se a DAS não for paga

  • O MEI perde os benefícios previdenciários, levando mais tempo para se aposentar;
  • Tem seu CNPJ cancelado após dois anos de inadimplência;
  • Precisará pagar multas e juros caso queira se regularizar;
  • Incapacidade de emitir notas fiscais;
  • Dificuldade na hora de conseguir crédito ou financiamento.

Benefícios do MEI

O MEI tem alguns benefícios interessantes. Por isso, se você já é ou quer se tornar um, confira abaixo as vantagens oferecidas para essa categoria:

  • CNPJ, dispensa de alvará e licença para suas atividades;
  • Pode vender para o governo;
  • Tem acesso a produtos e serviços bancários como crédito;
  • Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos;
  • Pode emitir nota fiscal;
  • Direitos e benefícios previdenciários: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade e pensão por morte (para a família);
  • Acesso a apoio técnico do SEBRAE.

Pronto, agora você já sabe como emitir a DAS do MEI para ficar em dia com os pagamentos e não ter problemas no seu CNPJ.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre MEI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados