Como ativar a biometria no PicPay e deixar o app mais seguro

Saiba como ativar a biometria no PicPay para impedir que outras pessoas acessem sua conta e realizem transações com seu dinheiro

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 7 meses
PicPay (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
PicPay (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O PicPay é uma das carteiras digitais mais populares do Brasil. Para impedir que pessoas mal-intencionadas acessem o aplicativo e roubem seu dinheiro, a plataforma permite cadastrar uma biometria em poucos minutos. Abaixo, vou te mostrar como ativar esse recurso de segurança para deixar sua conta mais protegida.

Tempo necessário: 1 minuto

A biometria pode ser ativada no app para Android e iPhone (iOS). No entanto, o tipo de verificação depende do aparelho. Em smartphones mais recentes da Apple, o PicPay vai cadastrar o Face ID. Em modelos mais antigos ou nos dispositivos Android, a plataforma solicita a digital. Dito isso, veja abaixo como ativar esse recurso:

  1. Entre no seu perfil:

    Abra o aplicativo e toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo;

  2. Acesse o menu de proteção:

    Na seção “Segurança”, toque na opção “Proteger acesso” para continuar;

  3. Ative a biometria:

    Toque na “chavinha” para ativar o recurso — a partir deste momento, o aplicativo só poderá ser acessado com sua biometria.

Como ativar a biometria em pagamentos

O PicPay também permite usar a biometria para concluir pagamentos. Além da praticidade oferecida por essa função, é possível fazer transações com mais segura. Veja abaixo como realizar o procedimento:

  1. Com o aplicativo aberto, toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo;
  2. Desça até a seção “Configurações”. Feito isso, toque na opção “Usar digital para pagar”;
  3. Toque na “chavinha”, digite sua senha e depois toque em “Confirmar” — para finalizar o cadastro, a plataforma vai pedir para colocar o dedo no sensor de impressão digital.

Por que ativar a biometria no PicPay?

A biometria é um recurso de segurança extremamente importante, especialmente em aplicativos de bancos ou carteiras digitais. Afinal, essa função garante que, se o celular for roubado ainda desbloqueado, o criminoso não poderá acessar a plataforma para realizar transações e, consequentemente, roubar seu dinheiro.

Portanto, se você usa o PicPay com certa frequência, não deixe de ativar esse recurso para garantir que os valores disponíveis na conta fiquem seguros se acontecer algum problema.

Relacionados

Escrito por

Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Temas populares