Como calcular média no Excel

Resultados automáticos dentro da planilha; saiba como calcular média no Excel e a diferença entre média, mediana e modo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como calcular média no Excel (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)
Como calcular média no Excel (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

Encontrar o valor médio — ou média aritmética — de um determinado grupo de números é o resultado da soma de todos os valores dividido pela quantidade de itens de entrada. Veja abaixo, como calcular média no Excel para automatizar resultados de contas na planilha. As funções de sintaxe como a média tem focos específicos, além dela, existem conceitos diferentes como mediana e modo que também podem ser feitos.

Tempo necessário: 5 minutos

A função média do Excel faz um cálculo da média aritmética dos valores presentes em cada célula, somando-se os valores e dividindo pela quantidade de células alimentadas com dados.

  1. Montando a planilha

    Antes de pensar na média, precisamos definir quantas células serão usadas para inserir os valores numéricos, sem essa definição, não teremos a base para escrever a fórmula. No exemplo, escolhemos 3 entradas para valores, mas o máximo é de 255 células para executar a média;Calculando média no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Inserindo valores

    Depois de definir a quantidade de entradas — que pode ser editada junto com a fórmula posteriormente — inserimos os valores de cada célula;Calculando média no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Escrevendo a fórmula

    No local escolhido para apresentar a média, devemos escrever a seguinte fórmula: =MÉDIA(A1:A3). Dentro dos parênteses a letra corresponde a coluna onde estão os valores, e os números as linhas, coloca-se a primeira célula e a última, sendo a média calculada neste intervalo; Calculando média no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Segunda opção

    Existe uma forma de acionar todas as fórmulas sem precisar decorá-las, clique sobre a célula onde ficará a fórmula, em seguida no símbolo de função ao lado da digitação de dados, selecione a fórmula, em seguida defina as células a serem calculadas com o mouse.Acessando fórmulas do Excel pelo mouse (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Diferenças entre média, mediana e modo no Excel

A melhor forma de acessar essas funções é pelo ícone, escrevendo o início do nome e selecionando, a função modo ainda está disponível, mas já existem outras mais atuais, vamos ver o que cada uma faz.

Média

É a média mais simples de se calcular no Excel. Corresponde a média aritmética de um conjunto de valores, somam-se todos os valores e divide-se pelo número de entradas, como já explicamos acima.

Mediana

A mediana podemos explicar como o ponto central, o “zero” de uma régua, onde itens ficarão acima e outros ficarão abaixo. É o número no centro de um grupo de números; isto é, metade dos números possui valores que são maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. A mediana de (1, 2, 3, 5, 7 e 9) é 4, por exemplo.

Modo

O modo pode ser explicado como o elemento de maior repetição dentro de um grupo. No caso de valores numéricos, é aquele que ocorre com mais frequência. O modo de (1, 3, 3, 4, 4, 4, 5, 7 e 10) é 4, por exemplo.

Com informação: Microsoft 1, 2, 3.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados