Como criar templates no Notion

Organização melhorada; saiba como criar templates no Notion padronizando formatos para replicar em outros trabalhos

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como criar templates no Notion? (Imagem: Filip Baotic/Unsplash)
Como criar templates no Notion? (Imagem: Filip Baotic/Unsplash)

A escolha certa de templates no aplicativo pode torná-lo mais produtivo. Veja abaixo, como criar templates no Notion, o app oferece diversos modelos prontos para muitos objetivos. Caso o usuário não encontre o modelo que atende completamente suas necessidades, pode-se criar um inteiramente do zero.

Tempo necessário: 5 minutos

Adicionar os próprios modelos no PC é simples. O ponto de partida da criação do modelo é adicionar o botão de template à sua página. Depois de inseri-lo, pode-se criar o template de acordo com as suas necessidades.

  1. Acessando a criação de template

    Adicione o botão pressionando o símbolo “+” localizado no canto esquerdo. Role para baixo até chegar à opção “Botão de template”. Como alternativa, digite “/template” e pressione Enter;Criando botão de template (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Dê nome a sua criação

    Renomeie o botão usando a seção “Nome do botão”;Dando nome ao template (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Montando o template

    Comece arrastando os itens que você deseja adicionar ao seu template. Pode-se incluir texto, caixas de seleção, marcadores, títulos ou o que mais precisar, inclusive subpáginas e duplicar o conteúdo;Construindo o template (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Salvando o trabalho

    Quando terminar de criar, clique no botão “Fechar” no canto superior direito da janela. Isso completará a configuração e pode-se acessar o conteúdo criado ao pressionar o botão de templates.Salvando o template (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Encontrando templates do Notion

Caso o usuário não tenha ideia do que precisa no modelo de template para organizar suas necessidades, a ferramenta oferece modelos prontos para serem inseridos nas páginas.

Basta criar uma nova página, e no modelo em branco clicar sobre a opção “templates” ou no menu esquerdo do Notion para acessar o menu de templates, navegar e escolher aquele que mais irá atender o usuário no momento.

São diversos modelos prontos e úteis para os mais variados cenários de trabalho ou necessidades. Vamos ver o que o Notion oferece de templates prontos.

  • Design – 5 modelos;
  • Estudantes – 15 modelos;
  • Engenheiros – 5 modelos;
  • Recursos Humanos – 5 modelos;
  • Marketing – 5 modelos;
  • Organização pessoal – 14 modelos;
  • Gerenciamento de produtos – 5 modelos;
  • Vendas – 5 modelos;
  • Suporte – 6 modelos;
  • Outros – 5 modelos.

Lembrando que alguns modelos podem ser parecidos entre si, pois atendem a mais de uma área de interesse simultâneo. Por exemplo, o ciclo de criação/produção (roadmap) atende as mais variadas áreas de trabalho.

Página de templates do Notion (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Página de templates do Notion (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Escolher um template do Notion me deixa limitado?

De forma alguma, todos os templates oferecidos pelo Notion podem ser customizados inteiramente, uma boa opção para os iniciantes é utilizar os existentes como base e adaptar para encontrar o seu próprio modelo.

Os templates do Notion estão disponíveis para não assinantes?

Sim. Todas as funcionalidades de templates, inclusive o uso dos pré-definidos, está definida como livre para todos os usuários gratuitos da ferramenta.

Todos os colaboradores vão poder alterar o template que eu fiz?

Depende. O nível de acesso a construção de templates dentro de um workspace é configurável, por isso, pode-se alternar a configuração para que nenhum convidado daquele “ambiente” possa fazer alterações substanciais nas estruturas criadas.

Vou levar muito tempo para criar meu template no Notion?

Não. Para criar o template e dar início ao processo é bem rápido, agora, chegar ao modelo ideal depende de cada usuário (entender suas necessidades e conhecer as possibilidades da ferramenta). Não se preocupe, a criação de um template não é uma atividade única, pode-se retornar sempre e editar ou adicionar mais funções.

Agora que sabemos como criar novos templates no Notion, não há necessidade de se limitar aos prontos. A adição do botão de modelo permite que se modifique o espaço de trabalho de várias maneiras.

Como resultado, podemos projetar os modelos de uma forma que garantam a produtividade e eficiência tanto no nível empresarial quanto pessoal. Quanto maior a experiência na criação de templates, é possível descobrir novos métodos de manter todas as obrigações organizadas de maneira adequada e sob controle.

E aí, já tentou criar novos modelos no Notion? Conseguiu adequar as necessidades de forma personalizada? Deixe nos comentários sua experiência.

Com informação: The productive engineer, Alphr.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Notion na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados