Como desativar os posts recomendados do Instagram

Ao acionar a opção de modo soneca, usuário consegue ocultar por 30 dias todas as publicações sugeridas no feed pela rede social

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

É comum que o Instagram recomende publicações com base em fotos ou vídeos que o usuário curtiu. Se você, no entanto, não quer mais que essas postagens apareçam em seu feed, saiba que é possível ocultá-las por 30 dias, por meio da opção “modo soneca”. Abaixo, explicamos em detalhes como desativar os posts recomendados do Instagram, acionando essa função da plataforma.

Tempo necessário: 2 minutos

Para desativar os posts recomendados do Instagram por 30 dias, siga os passos abaixo:

  1. Oculte um post recomendado:

    Abra o Instagram e faça login na plataforma. Role o feed para encontrar um post recomendado e toque no “x”, em frente a frase que explica porque ele está sendo recomendado para você;Como desativar os posts recomendados do Instagram / Instagram / Reprodução

  2. Ative o modo soneca:

    Após ocultar a recomendação no passo 1, repare que aparecem outras opções relacionadas à postagem. Toque em “Ativar modo soneca para todas as publicações sugeridas no feed por 30 dias”;Como desativar os posts recomendados do Instagram / Instagram / Reprodução

  3. Confirme a desativação:

    Pronto, uma informação aparecerá na tela avisando que você não verá mais sugestões de publicações por 30 dias. Caso tenha se arrependido da decisão, toque em desfazer. Se tiver certeza, continue a utilizar a plataforma normalmente.Como desativar os posts recomendados do Instagram / Instagram / Reprodução

É importante ressaltar que esse “modo soneca” só pode ser ativado em postagens recomendadas. Essas postagens são aquelas que aparecem no feed porque o usuário curtiu alguma publicação relacionada, o que faz com que o Instagram entenda que ele também pode ter interesse por aquela foto ou vídeo.

O mesmo, no entanto, não vale para posts patrocinados, que aparecem no feed porque seus perfis pagaram para ter aquela foto ou vídeo veiculado. Nessa situação, as postagens não podem ser ocultadas e nem possuem “modo soneca”.

Como funciona a recomendação do Instagram?

O Instagram está longe de ser o único aplicativo que trabalha com recomendações. Redes sociais em geral e serviços de streaming são alguns dos exemplos mais comuns de plataformas que também sugerem conteúdos de maneira estratégica.

Os sistemas de recomendação utilizados por cada uma delas, no entanto, podem variar, e uma mesma plataforma pode utilizar as informações obtidas de maneira distinta, de acordo com o seu intuito.

No caso do Instagram, por exemplo, para além das postagens do feed declaradamente recomendadas, as sugestões feitas na aba Explorar e no Reels e até a própria disposição da timeline atendem a propósitos diferentes, ainda que todas mostrem conteúdos do interesse do usuário.

Aqui no Tecnoblog, já explicamos de maneira detalhada como o Instagram sugere posts em cada uma dessas áreas, além de mostrar como é possível ajudar a rede social a melhorar essas recomendações.

Nesse texto, deixamos claro quais critérios são levados em conta para cada uma dessas seções e mostramos quais são os sinais utilizados pela plataforma para detectar a relevância de um post para um usuário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados