Como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para sua casa

Evitando interferência de conexões; saiba como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para sua casa e ter o melhor desempenho

Leandro Kovacs
Por

Todos já passamos por problemas de conexão Wi-Fi, queda de velocidade ou de conexão por interferência. Veja abaixo, como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para a sua casa. Os roteadores trabalham com duas bandas de frequência, ter diversos roteadores operando em uma mesma área pode gerar problemas de interferência nas conexões sem fio.

Aparelho marcando sinal de Wi-Fi (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)
Qual o melhor canal de Wi-Fi para sua casa? (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)

Qual é o melhor canal?

A resposta para saber qual o melhor canal é simples, o que estiver sendo menos usado por todos os roteadores próximos ao usuário. Antes de falarmos disso, é necessário entender que em cada frequência, seja 2.4 GHz ou 5 GHz, existem quantidades diferentes de canais.

No espectro da banda de 2.4 GHz, a quantidade de canais disponíveis em cada roteador são 13. Desses 13, somente o canal 1, 6 e 11, não se sobrepõem, em teoria são os melhores para se conectar, mas somente se não estiverem todos os roteadores usando o mesmo canal. Na banda 5 GHz são 24 canais que não se sobrepõem, mas a metodologia para descobrir o melhor é a mesma.

Gráfico do uso de canais na frequência 2.4 GHz no Wi-Fi Analyzer (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Gráfico do uso de canais na frequência 2.4 GHz no Wi-Fi Analyzer (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

De uma forma mais simples, o melhor canal, independente da frequência, que não sofrerá interferências de outros roteadores é o que estiver sendo menos utilizado. Para saber essa informação no Windows, assim como no Android, existe o app, Wi-Fi Analyzer, nele é possível ver em gráficos quais canais estão sendo mais usados em cada frequência.

Visualização de todas as conexões próximas, com seus respectivos canais "CA" (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Visualização de todas as conexões próximas, com seus respectivos canais “CA” (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Os roteadores modernos, naturalmente buscam os canais menos congestionados, os mais antigos precisam ser alterados manualmente, na página de configuração do roteador. 

Com informação: Setapp, Minim, Techadvisor.