Como desligar o Kindle [sair do modo stand by]
Mesmo que o modo stand by não consuma muita bateria, saiba como desligar o Kindle e apagar de vez a tela
Ainda que o Kindle em modo stand by não consuma bateria por conta da tela e-ink, muita gente fica com uma pulga atrás da orelha sobre deixar o Kindle em modo de repouso, só com um papel de parede. Veja como apagar a tela e desligar o Kindle.
Como desligar o Kindle
Para apagar de vez a tela, basta segurar o botão Liga/Desliga por sete segundos e esperar a caixa de diálogo aparecer na tela. Depois toque em Desligar Tela.
Isso fará com que o Kindle apague todo o conteúdo da tela e não fique exibindo algum papel de parede, mesmo que isso não consuma energia.
Por que o Kindle não gasta energia com papel de parede?
A tela e-ink, tecnologia presente em e-readers, consome energia apenas quando a imagem (ou texto) é mudada na tela. Isso devido ao processo magnético que forma a imagem.
Esse tipo de tela é formada por esferas compostas por pigmentos brancos e pretos que são posicionados magneticamente.
Quando o software exige uma imagem, o hardware altera a ordem desses pigmentos para exibir o texto ou a imagem. E pronto, enquanto a imagem não precisar ser mudada de novo, não há consumo de energia.
O que consome bateria, então?
Como o Kindle é um dispositivo simples, focado em um único objetivo que é a leitura, ele não dispõe de tantas funções ou tarefas em segundo plano que consumam a bateria do dispositivo.
Dois pontos principais que consomem a bateria:
- Conexão com a internet:
O Kindle não é um dispositivo para navegar na internet, mas precisa de uma conexão com ela para baixar os livros. Seja o Wi-Fi ou 3G, manter a conexão ativa quando não se está usando a loja da Amazon ou atualizando o Kindle é um desperdício de bateria desnecessário. - Brilho da tela:
Ter luz para ler no escuro é ideal. Mas a luz não precisa ficar ligada ao ler durante o dia, em boas condições de iluminação. Vale a pena desligar ou reduzir a iluminação quando não precisar dela.