Como excluir pastas que não querem ser excluídas do Windows

Saiba qual o procedimento e aprenda como excluir as pastas do Windows que se recusam a serem removidas do sistema

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pasta Objetos 3D no Windows 10 (Imagem: reprodução/Microsoft)
É possível excluir algumas pastas protegidas pelo Windows (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Excluir pastas do Windows é uma tarefa simples, mas às vezes o sistema operacional pode dificultar as coisas. Como norma de segurança, algumas pastas de sistema são protegidas contra acesso, alteração ou exclusão por parte do usuário. Como resultado, pode acontecer de uma pasta comum, às vezes criada pelo próprio usuário, ter sido “protegida” por um erro, não podendo ser apagada por meios normais. Veja como solucionar esse problema a seguir.

Tempo necessário: 5 minutos

Às vezes, o Windows é incapaz de rastrear o registro de uma pasta dentro de outra pasta. E, por isso, não pode deletar a pasta-mãe e nem as restantes. Outros erros podem fazer com que uma pasta seja “protegida”, sendo impossível de deletar.

Porém, programas como o Unlocker são capazes de deletar pastas a força. Esse programa é uma ferramenta antiga e simples, que serve para desbloquear arquivos ou pastas que não se pode acessar ou apagar por algum motivo. Veja como usá-lo a seguir.

  1. Baixe o Unlocker

    O primeiro passo para conseguir excluir pastas protegidas do Windows é destravando esse mecanismo que bloqueia essa ação. Por isso, acesse o site do Unlocker e faça o download do software;como excluir pastas protegidas do Windows.

  2. Faça a instalação

    Assim que baixado, abra o instalador e siga os passos descritos na tela. Caso surja a solicitação para instalar outro aplicativos junto, desative para que apenas o Unlocker seja instalado no seu computador;

  3. Abra o aplicativo

    Na sequência, abra o app recém-instalado. É possível notar que a ferramenta funciona de forma simples e direta;como excluir pastas protegidas do Windows.

  4. Desbloqueie a pasta

    Arraste a pasta que deseja desbloquear e excluir para o Unlocker e clique em “Unlock”. É possível também selecionar a pasta pela ferramenta, caso não queira arrastar;

E pronto. Agora você já sabe como excluir pastas protegidas do Windows. O Unlocker exibirá uma mensagem, informando que o arquivo foi deletado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados