Início / TB Responde / Internet /

Como fazer a Netflix reproduzir sempre em Full HD

Se tentar assistir Netflix em HD e a qualidade da imagem não estiver em alta definição, siga as dicas para garantir uma imagem melhor

Melissa Cruz Cossetti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

É comum estar assistindo algo na Netflix e a qualidade da imagem começar a cair se você não fez os ajustes necessários. Ou, se você está acostumado a assistir no tablet ou no computador, sentir uma enorme diferença na qualidade do vídeo quando usa uma TV. A maioria dos  títulos da Netflix estão disponíveis em alta definição (HD) — ou superior — e serão reproduzidos automaticamente nessa qualidade se o seu plano de assinatura e banda da Internet permitirem. Se tentar assistir em HD e a qualidade da imagem não estiver em alta definição, siga as dicas para garantir uma imagem melhor.

Netflix / Freestocks / Unsplash

1. Verifique o seu plano da Netflix

Se você costuma assistir no tablet, no celular ou no computador e optou por ver um filme na TV, pode estar sentindo alguma diferença. A Netflix oferece três planos de assinatura e cada um deles determina quantas pessoas poderão assistir ao mesmo tempo e se você terá acesso a definição padrão (SD), alta definição (HD) ou ultra-alta definição (Ultra HD/4K). O plano mais barato, para uma tela, e bastante comum por quem usa só em smartphones ou notebooks, é o plano de definição padrão (SD).

Vale a pena trocar, para um melhor:

  • Plano básico: 1 tela SD (assista em 1 aparelho de cada vez em definição padrão);
  • Plano padrão: 2 telas HD (assista em 2 aparelhos de cada vez e em alta definição)*;
  • Plano premium: 4 telas HD/Ultra HD 4K (assista em até 4 aparelhos de cada vez e em alta definição ou ultra-alta definição)*;

*Quando o título estiver disponível em alta definição (HD) ou ultra-alta (Ultra HD/4K).

2. Verifique se seu aparelho consegue reproduzir em HD

Para transmitir vídeos em alta definição, o aparelho deve ser compatível com a resolução (720p) ou superior. Se você estiver usando um monitor, um notebook, ou uma TV um pouco mais antiga, pode ser que ela não seja HD. Você pode checar consultando o manual do usuário ou verificando o modelo no site da fabricante.

Note que um sinal SD exibido em uma HDTV terá uma aparência pior que o mesmo sinal em uma SDTV. Ou seja, se estiver pior do que no seu smartphone, computador, ou tablet, é sinal que de sua tela ou TV não é compatível.

HDMI - conector

Verifique também se o aparelho de transmissão online (smart TV, computador, set-top box ou videogame) está configurado corretamente para transmitir em HD. Alguns podem ser conectados à TV por diversas saídas de vídeo e cabos diferenciados. Verifique se a saída de vídeo é compatível com alta definição. Geralmente, essas conexões HD usam cabos HDMI ou vídeo componente (dois de cor azul “Pb” e vermelho “Pr” e um de luminância verde “Y”). As configurações de saída de vídeo do aparelho devem estar ajustadas para 720p ou superior. Consulte o manual do seu dispositivo.

3. Ajuste as configurações de reprodução da Netflix

Além de ajustar o plano e o seu aparelho, é importante checar se a Netflix não está em um modo “economia de dados”. Caso esteja em automático, médio, ou baixo, a conexão pode não ser suficiente para garantir uma transmissão de vídeo em HD ou UltraHD (4K).

Como ajustar as configurações de vídeo da Netflix?

Configuracoes de Reproducao Netflix

  1. Acesse a seção “Conta” do site da Netflix;
  2. Certifique-se de fazer isso no seu perfil de usuário;
  3. Selecione “Configurações de reprodução” (Playback settings);
  4. Em “Uso de dados” (Data Usage), selecione “Alto” (High);
  5. Depois, selecione “Salvar” para finalizar o processo.

Para assistir HD em vários perfis, repita as instruções acima em cada perfil.

4. Verifique se a sua conexão é suficiente para HD

Para assistir Netflix de maneira consistente (sem imagem embaçada, travamentos ou ruídos no vídeo), a conexão deve ser mantida a uma velocidade mínima de 5 megabits por segundo. Porém, a companhia sugere uma tabela de recomendação de velocidade de download da Internet para uma melhor transmissão e reprodução de filmes e séries.

  • 0,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga necessária;
  • 1,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga recomendada;
  • 3,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade SD;
  • 5,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade HD;
  • 25 Megabits por segundo – Recomendada para qualidade Ultra HD (4K);

Note que há um salto da recomendação para assistir em HD para assistir em Ultra HD (4K). Para checar a velocidade da conexão, use o Fast, o velocímetro da Netflix.

Se o conteúdo transmitido não estiver em HD mesmo com os requisitos mínimos necessários, talvez você precise solucionar problemas de conectividade que podem provocar baixa qualidade de vídeo como melhorar o sinal Wi-Fi ou usar conexão a cabo.