Como impedir que o MacBook ligue ao abrir a tampa

Boot automático; saiba como impedir que o MacBook ligue ao abrir a tampa, onde se altera a configuração em modelos novos

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
"<yoastmark

A função é padrão em modelos (Pro) a partir de 2016. Veja abaixo, como impedir que o MacBook ligue ao abrir a tampa. Após a alteração é possível reverter o processo? Os modelos mais recentes de MacBook Pro são ligados quando a tampa é aberta ou quando o Mac é conectado à energia. Isso pode ser interessante para alguns usuários, mas nem todos podem ficar satisfeitos.

Desativando o boot automático

  1. Abra o Terminal, que se encontra em “Aplicativos” → “Utilitários”, e insira a seguinte linha de comando: sudo nvram AutoBoot=%00;
    Como impedir que o MacBook ligue ao abrir a tampa (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)
  2. Pressione “return” e confirme com a senha do administrador (necessário devido ao sudo);
    Inserindo código sintaxe no Terminal (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)
  3. Saia do Terminal quando finalizar.

Com a função desligada, abrir a tampa do MacBook ou conectá-lo a energia não ligará mais o computador. Em vez disso, o comportamento é como nas versões anteriores, que se pode abrir a tampa sem ligar o próprio computador.

Como ativar o boot do MacBook

Para retornar à configuração padrão com tampa aberta ou com conexão de energia, o processo é o mesmo de desativar a configuração. Basta entrar no terminal e alterar o código da dica acima, alterando somente o número final.

  1. Abra o Terminal, que se encontra em “Aplicativos” → “Utilitários”, e insira a seguinte linha de comando: sudo nvram AutoBoot=%03;
  2. Pressione “return” e confirme com a senha do administrador;
  3. Saia do Terminal quando finalizar.

Existe outra possibilidade para configurar que é redefinindo o Mac NVRAM. Se não tiver certeza de qual configuração está em uso, o comando nvram -p imprimirá as configurações de que foram ou podem ser definidas. Mesmo sendo um pouco mais confuso, é uma possibilidade a mais nas opções.

A função permite visualizar todas as configurações modificáveis  (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)
A função permite visualizar todas as configurações modificáveis (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

Com essas dicas, já é possível impedir que o MacBook ligue ao abrir a tampa e usuários mais acostumados às configurações dos modelos anteriores Apple ficarão felizes. Com a possibilidade de reversão, o usuário tem mais liberdade para adaptar ao seu estilo caso seja sua vontade. Boa sorte.

Com informação: osxdaily.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre MacBook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados