Como recortar imagem redonda no Paint

Veja como recortar uma imagem redonda no Paint, usando a ferramenta de seleção livre e recorte círculos manualmente

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano

É possível recortar uma imagem redonda no Paint, mas com ressalvas. O aplicativo de desenho da Microsoft não possui uma ferramenta de seleção em elipse e, por causa disso, para recortar em círculos (ou mesmo formatos ovais) é preciso fazer a seleção manualmente, com o mouse. Veja como recortar imagem redonda no Paint a seguir.

Como recortar imagem redonda no Paint

O Paint não possui uma ferramenta de seleção em elipse, que permite desenhar círculos e ovais com facilidade. Só é possível selecionar áreas de uma imagem de duas formas: com a seleção retangular ou com a seleção livre.

Para recortar uma imagem redonda, você terá que desenhar um círculo manualmente. É preciso um pouco de habilidade manual para desenhar um círculo perfeito com o mouse, pois não há outra forma de realizar o processo. Veja como fazer.

Microsoft / Paint / como como recortar imagem redonda no paint
  1. Abra o Paint e a imagem que deseja recortar;
  2. Clique em “Selecionar”, “Seleção de formato livre”;
  3. Aperte e segure o botão direito do mouse,
    e arraste o cursor em torno da área que deseja recortar, até formar um círculo fechado;
  4. Solte o botão do mouse e a seleção da área aparecerá como um quadrado/retângulo pré-selecionado;
  5. Copie a seleção com a combinação de teclas “Ctrl + C”;
  6. Abra uma nova imagem no Paint e cole a seleção com “Ctrl + V”.

O Paint não permite salvar a imagem em círculo com fundo transparente. Neste caso, é preciso seguir este procedimento e colar a seleção em um fundo que você queira usar.

De qualquer forma, o Paint não possui uma ferramenta pronta para seleção em elipse e você terá que fazer a seleção manualmente (o Paint 3D só conta com a seleção retangular). Para conseguir um círculo perfeito, é preciso usar um controle muito bom do mouse. Há quem use prancheta de desenho digital (mesa digitalizadora) no dia a dia.

Outros programas como o Adobe Photoshop, o GIMP (gratuito), o Photopea (online, gratuito) e o Paint.NET (gratuito) possuem ferramentas de seleção em elipse, que permitem criar círculos perfeitos com facilidade. Experimente usar um desses.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Paint na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados