Como saber se meu voo foi cancelado?
Evite o deslocamento desnecessário; como saber se meu voo foi cancelado e quais ferramentas estão disponíveis para isso

Para não começar as férias ou o dia de trabalho com o pé esquerdo. Veja abaixo, como saber se meu voo foi cancelado, quais as ferramentas estão disponíveis para os voos nacionais e internacionais e seus direitos no caso de cancelamento.
Como saber se meu voo foi cancelado? (Imagem: Anete Lusina/Unsplash)
Uma informação sempre importante para evitar transtornos dentro do aeroporto, no Brasil e pelo mundo. Existem duas fontes para encontrar informação de todos os voos dos aeroportos, o da INFRAERO (para voos nacionais) e o Kayak (voos internacionais).
Normalmente, as empresas têm seus próprios trackers, que também servem para buscar informações do seu voo. Dê preferência a ferramentas da própria companhia. No caso de ausência, pode-se utilizar um dos indicados abaixo.
Caso vá fazer uma viagem a trabalho ou passeio doméstico, o site de voos da INFRAERO atende, razoavelmente, as necessidades de informações sobre as viagens do dia.
Painel do tracker da INFRAERO (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Buscas globais, sem especificação de companhias aéreas ou número do voo, também funcionam. As buscas genéricas sobre um aeroporto vão liberar um quadro de partidas, igual o encontrado no aeroporto.
Entrando no endereço do tracker da Kayak, o usuário poderá buscar informações dos voos de diversos aeroportos internacionais.
Janela do tracker da Kayak para voo específico (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Ao fazer a busca por lista de aeroportos, pode-se clicar sobre o voo escolhido e obter informações específicas sobre ele em uma tela exclusiva.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determina uma série de direitos dos passageiros nesses casos, o cumprimento é obrigatório por parte das companhias aéreas.
Nos casos de atraso e cancelamento de voo, o passageiro que comparecer para o embarque tem direito à assistência material, que envolve comunicação, alimentação e hospedagem.
Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas. Mas, a assistência não será obrigatória por parte da empresa aérea se a alteração no voo for decorrente do fechamento de fronteiras ou de aeroportos por determinação das autoridades.
A assistência é oferecida gratuitamente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso ou o cancelamento.
O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto.
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa tenha estimado esse período) ou se houver cancelamento de voo, será obrigada a oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reembolso integral ou de reacomodação em outro voo disponível.
Caso o passageiro escolha ser reacomodado em voo da mesma empresa em outra data e horário de sua conveniência, encerra-se a obrigação de oferecer assistência material. O objetivo da assistência material é atender aos passageiros que estejam aguardando no terminal do aeroporto ou na aeronave com portas abertas.
O passageiro que perder a conexão definida pela empresa aérea em razão de atraso da própria empresa tem direito à reacomodação ou ao reembolso integral. A reacomodação vai ocorrer em outro voo disponível. Somado a isso, a empresa deverá oferecer a assistência material, conforme o tempo de espera.
Quando a conexão é formada pelo próprio passageiro, a empresa aérea não se responsabiliza pelos problemas advindos desse planejamento. Antes de montar a conexão, sugere-se que o usuário fique atento ao horário de embarque de cada voo, seja nacional ou internacional, buscando evitar possíveis transtornos, inclusive quando houver troca de aeroportos, o deslocamento também é uma responsabilidade do passageiro.
Agora, já tendo conhecimento para saber do cancelamento do voo e seus direitos, diminuirá a tensão e nervosismo quando ocorrer o fato. Bons voos!