Como usar o FreeUndelete para recuperar arquivos deletados

Gratuito e um dos mais simples recuperadores de arquivos, o FreeUndelete é uma excelente opção para usuários Windows

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Lixeira / Papel / Bin Blur Close-up / Pexels

Lançado originalmente em 2004, o FreeUndelete é um dos programas de recuperação de arquivos do Windows mais antigos, e continua sendo recomendado por ser gratuitomuito simples de se usar e compatível com todas as versões do sistema operacional da Microsoft, desde o Windows 2000 até o mais atualizado Windows 10.

Aqui você vai aprender a como usar o FreeUndelete para recuperar arquivos deletados por acidente, em qualquer unidade de disco que estiver conectada ao computador. Antes, atente, porém, para algumas especificações:

Sistemas de arquivos suportados:

  • NTFS 1,0;
  • NTFS 2,0;
  • FAT12;
  • FAT16;
  • e FAT32.
Windows / FreeUndelete como usar

Os arquivos recuperados serão salvos em um novo local no computador para evitar sobrescrever os arquivos excluídos na mídia original. O FreeUndelete restaura arquivos deletados, incluindo os que já foram removidos do Windows Recycle Bin (Lixeira).

Como usar o FreeUndelete

  1. Acesse e baixe o FreeUndelete (officerecovery.com/pt/freeundelete);
  2. Instale e abra o software;
  3. À esquerda, selecione a unidade de disco em que será feita a busca;
  4. Em Filter found files, especifique que tipo de arquivos devem ser recuperados;
    Como *.doc, *.jpg e etc.; para encontrar todos, deixe o padrão *.*;
  5. Em Filter found folders, informe o nome das pastas que se deseja resgatar;
    para todas as pastas removidas, deixe o asterisco como no padrão;
  6. Em Undelete selected files(s) to, aponte a pasta onde os arquivos recuperados deverão ser salvos;
    o padrão do software é C:\, mas o programa recomenda utilizar outra unidade que não a mesma;
  7. Feitos os ajustes, clique no botão Scan *letra da unidade*.
Windows / tele do FreeUndelete após a varredura / FreeUndelete como usar

Feio isso, o FreeUndelete começará a vasculhar o disco selecionado atrás de arquivos removidos. O processo pode demorar um pouco dependendo do tamanho da unidade ou de quantos arquivos e pastas o software for capaz de reconhecer e resgatar.

Terminado o processo, o software vai relacionar os arquivos e pastas encontrados; selecione os que você deseja recuperar e clique no botão Undelete. Com isso, o FreeUndelete vai salvar os dados selecionados na nova pasta que você apontou.

E pronto.

Não se esqueça

O FreeUndelete é um boa ferramenta para recuperações de emergência, mas assim como outras opções mais poderosas, não há garantias de que o software irá recuperar 100% dos dados apagados, ou que consiga fazê-lo sem nenhum tipo de problema.

Além disso, o software é uma opção bem mais simples do que outros similares no mercado, como o MiniTool Data Recovery que também é gratuito, mas é capaz de fazer uma varredura mais profunda (há outras limitações). De qualquer forma, tanto um quanto o outro podem não ser capazes de recuperar exatamente o que você quer.

Nesses casos, pode ser preciso utilizar ferramentas profissionais, que costumam custar muito caro.  Esse tipo de decisão deve ser tomada caso os arquivos perdidos sejam muito importantes (para os seus negócios ou estudos, por exemplo).

Portanto, sempre faça backups com frequência, salvando em outras unidades ou na nuvem e evite perder dados importantes quando estiver limpando o seu HD de lixos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre FreeUndelete na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados