Como usar o OneDrive para armazenar fotos

Veja como usar o OneDrive para armazenar fotos e vídeos e salve suas capturas automaticamente no seu computador ou celular

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Microsoft OneDrive (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Você pode usar o OneDrive para armazenar fotos de forma automática, assim que as capturar em seu celular. Ao configurar o aplicativo, elas serão mandadas para o serviço de armazenamento na nuvem e poderão ser acessadas em todos os seus aparelhos.

Como usar o OneDrive para armazenar fotos

1. Como transferir fotos ao conectar um dispositivo no computador

Se o OneDrive estiver instalado e configurado em seu computador, vai reconhecer dispositivos que forem conectados a ele pela porta USB, se tiverem fotos e vídeos armazenados internamente. Ao fazer isso, o programa pergunta ao usuário se deseja salva-las na pasta dedicada.

Caso o usuário deseje fazer isso, as fotos e vídeos serão automaticamente copiadas para a pasta do OneDrive e sincronizadas na nuvem. Esse recurso funciona com celulares (Android e iOS/iPhone), câmeras digitais, cartões de memória, cartões CF (para câmeras digitais), pendrives, HDs e SSDs externos ou qualquer outro tipo de mídia de armazenamento. Os arquivos serão salvos em “OneDrive/Pictures/Camera imports”.

No iPhone, vale lembrar que o OneDrive não carrega fotos otimizadas para o iCloud.

Para desabilitar o recurso:

  1. Toque em “Configurações” > “iCloud” > “Fotos”;
  2. Desmarque “Otimizar armazenamento”.

2. Como carregar fotos do celular para o OneDrive automaticamente

Android / OneDrive / Como usar o OneDrive para armazenar fotos

Se você costuma tirar muitas fotos com o seu celular, uma boa opção é configurar o OneDrive para salvar as fotos no serviço automaticamente. Para ativar o recurso:

  1. Abra o aplicativo do OneDrive;
  2. Toque no ícone “Eu”, no canto inferior direito da tela;
  3. Toque em “Configurações” e, depois, em “Carregamento”;
  4. Toque em “Conta do carregamento da câmera”;
  5. Entre com os dados da sua conta Microsoft;
  6. Toque na chave “Carregamento” para ligá-la e, depois, em “Confirmar”;
  7. Toque em “Voltar uma vez” e em “Atualizar os arquivos offline usando”.
  8. Lá, escolha como prefere enviar seus arquivos para o OneDrive.
    A opção “Somente Wi-Fi” fará a sincronização apenas quando o celular estiver conectado em uma rede Wi-Fi, poupando a sua franquia de dados.

E pronto.

Uma dica: se você utiliza a sincronização pelo app no celular, não é necessário conectá-lo ao computador para transferi-las novamente. Se fizer isso, ficará com duas cópias da mesma foto ou vídeo ocupando espaço no disco rígido da sua máquina.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OneDrive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados