Como usar um controle Bluetooth para jogar no Android

Quer começar um game em seu celular, mas não gosta de usar a tela de toque? Aprenda como usar controle Bluetooth em qualquer jogo no Android

Ricardo Syozi
Por

Não é todo mundo que gosta de usar a tela de toque de seu smartphone para os games. Sendo assim, é bastante válido se interessar por alternativas para aquela jogatina. Felizmente, por causa da tecnologia, é possível usar um controle Bluetooth em praticamente qualquer jogo no Android. Se quer curtir os jogos de uma maneira mais próxima dos consoles, saiba como neste passo a passo.

Como remapear o controle do Xbox no PC (Imagem: Thiago Japyassu/Pexels)
Como remapear o controle do Xbox no PC (Imagem: Thiago Japyassu/Pexels)

Tempo necessário: 5 minutos.

Antes de mais nada, é importante garantir que o seu controle e seu smartphone estejam com bateria o suficiente para a jogatina. A partir daí, é só seguir estes passos para usar um controle Bluetooth em quase qualquer jogo no Android.

  1. Ligue o Bluetooth

    Abra o menu de seu celular e clique no ícone de Bluetooth para ativá-lo; ⁣como usar controle bluetooth em qualquer jogo no android

  2. Encontre seu acessório

    É importante lembrar que cada controle tem a sua própria maneira de realizar o emparelhamento. Os periféricos da linha Xbox, por exemplo, têm um botão de fácil acesso para isso. Já o Dual Shock 4 exige que o usuário aperte e segure dois botões simultaneamente para iniciar o pareamento. É preciso saber exatamente como cada controle funciona para usar no Bluetooth de seu Android em um jogo; ⁣como usar controle bluetooth em qualquer jogo no android

  3. Faça o pareamento

    Assim que o seu controle aparecer na lista do Bluetooth do celular, clique no nome do acessório para iniciar o pareamento e em seguida clique em “Ok” para confirmar. Pronto!como usar controle bluetooth em qualquer jogo no android

E a configuração?

A maioria dos jogos modernos se conectam de forma automática aos controles via Bluetooth de um aparelho Android. Dessa forma, basta realizar o pareamento para já conseguir controlar o game normalmente.

Caso sinta que se faz necessária uma configuração de botões, é só encontrar o famoso ícone de engrenagem em algum canto da tela do game. É comum encontrar opções de mudança de botões e layout a partir daí.

Vale lembrar que cada jogo, assim como cada controle, tem o seu próprio estilo e forma de funcionar e ser configurado.

Xbox Series controle Bluetooth
Controle de Xbox Series pareado a um celular Android (Imagem: Ricardo Syozi / Tecnoblog)

Com isso em mente, é possível se deparar com games que não trazem a opção do uso de controles para a jogatina. Isso pode ocorrer por vários motivos, desde a própria opção da empresa ou a falta de uma atualização. É exatamente por isso que é muito importante manter todos os periféricos e aparelhos atualizados frequentemente.

Mantenha-se informado das possibilidades que o game traz para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Agora que você já sabe como usar um controle Bluetooth em quase qualquer jogo no Android, conta pra gente quais títulos gosta mais de investir o seu tempo atualmente. Pode ser que sua sugestão acabe animando outros usuários.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados