Início / TB Responde / Educação /

Como ver a nota do Enem [Aplicativo e desktop]

Candidato pode ver nota do Enem de edições anteriores também, seja na página do participante ou no aplicativo

Gabrielle Lancellotti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem duas opções para checar o seu resultado. Ou seja, é possível ver a nota do Enem por meio do site, na página do participante, ou pelo app oficial (Enem – Inep). Além do desempenho no último exame feito, também é possível conferir o resultado nas edições anteriores. 

Primeiramente, para ter acesso à página do participante ou fazer login no app, é preciso ter uma conta Gov.br. O login único é um meio digital de ter acesso aos serviços públicos e tem o objetivo de identificar e autenticar o cidadão. 

Veja a nota do Enem pelo site ou app oficial (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Veja a nota do Enem pelo site ou app oficial (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Página do participante – Enem [desktop]

Na página do participante do Enem você pode acompanhar as etapas da sua inscrição — resultado de pedido de isenção, confirmação de pagamento e orientação sobre pedido de tratamento por nome social. Além disso, é possível ver o seu local de prova, quando liberado, de acordo com o cronograma do edital. Permaneça atento às datas para não perder o prazo de nenhuma das etapas.

Por fim, o candidato pode ver o resultado de todas as edições em que participou. Saiba como ver a nota do Enem:

  1. Acesse a página do participante:

    Clique no link [enem.inep.gov.br/participante] e faça login com a sua conta gov.br. É preciso inserir o seu CPF e a senha cadastrada;
    Faça login com a conta Gov.br (Imagem: Reprodução/Enem)

  2. Clique na aba de “Resultados”:

    Quem participou de mais de uma edição do exame também pode rever e comparar os desempenhos de anos anteriores. Clique no seu ano de interesse para a nota ser exibida. Uma tabela divide as avaliações por área de conhecimento e a redação;Página do participante (Imagem: Reprodução/Enem)

  3. Clique em Vista pedagógica:

    Quando a vista pedagógica da redação é liberada, o candidato tem acesso à pontuação que recebeu na redação, de acordo com as cinco competências avaliadas na correção. Por fim, também é exibido um gráfico que mostra uma comparação do seu desempenho em relação aos outros candidatos.
    Vista pedagógica da redação do Enem (Imagem: Reprodução/Enem)

Enem – Inep [Aplicativo]

Assim como no site, é preciso fazer login com a sua conta Gov.br no aplicativo do Enem. Logo depois, de forma semelhante, você pode conferir o seu desempenho na seção de resultados. Além disso, o app oferece no menu inferior da tela, a opção para fazer simulados, acompanhar notícias relacionadas à prova e um espaço para tirar dúvidas sobre o Enem impresso e digital.

No app, o candidato também pode ver o seu local de prova, quando liberado, de acordo com a data especificada no cronograma.

Opções do Aplicativo Enem (Imagem: Reprodução/Enem)
Opções do Aplicativo Enem (Imagem: Reprodução/Enem)

Com informações de: Enem/Inep