Windows 11 pode ficar sem atualização em PCs antigos, avisa Microsoft
Microsoft deixará instalar Windows 11 em PCs sem TPM ou com processador "antigo"; computador não terá atualizações nem correções de segurança via Windows Update
Microsoft deixará instalar Windows 11 em PCs sem TPM ou com processador "antigo"; computador não terá atualizações nem correções de segurança via Windows Update
A Microsoft cedeu à pressão e liberou o Windows 11 em PCs oficialmente incompatíveis, ou seja, sem chip TPM ou com um processador lançado há mais de 5 anos. No entanto, a instalação deverá ser feita de forma manual, e o sistema não receberá atualizações via Windows Update – e pode ficar até mesmo sem correções automáticas de segurança.
O Windows 11 exige um processador que esteja entre os modelos suportados pela Microsoft. Essa lista oficial foi expandida com as séries Intel Core X e Xeon W, além do Core i7-7820HQ; mas, no geral, só chips lançados a partir de 2017 são compatíveis.
Além disso, a Microsoft requer que o PC tenha um TPM (Trusted Platform Module) na versão 2.0. Esse módulo de segurança traz uma proteção maior contra malware.
Na última sexta-feira (27), a Microsoft confirmou que o Windows 11 poderá ser instalado em PCs sem esses requerimentos. Porém, a instalação precisa ser feita manualmente, por meio de ISO, e é recomendada somente para empresas.
No sábado (28), tivemos mais uma surpresa: o Windows 11 corre risco de não receber nem atualizações de segurança. Ao The Verge, a Microsoft explica:
“os PCs sem suporte não terão direito a receber atualizações do Windows, e até mesmo as atualizações de segurança e de drivers podem ser retidas.”
Isso levantou a dúvida: se o Windows 11 está com exigências maiores para atender a requisitos de segurança – caso do módulo TPM – por que a Microsoft ameaça deixar diversos PCs sem atualizações de segurança?
A ideia talvez seja desestimular usuários a colocarem o Windows 11 em computadores incompatíveis, sinalizando que não haverá suporte oficial nem garantias.
Afinal, manter o PC atualizado será mais trabalhoso: por exemplo, você teria que visitar o site da fabricante para obter drivers mais recentes, e acessar o site Catálogo Microsoft Update para baixar correções de bugs e de brechas de segurança. Talvez alguém crie uma ferramenta não-oficial para lidar com isso – já existe o WSUS Offline Update, por exemplo – só que é mais outro problema para você se preocupar.
Vale lembrar que a Microsoft já disponibilizou patches de segurança até mesmo para o Windows XP anos após o fim do suporte para resolver problemas graves explorados por ransomware, então ela deve fazer algo semelhante no caso do Windows 11.
Ainda assim, a Microsoft – famosa por se comunicar mal quando realiza mudanças polêmicas – se recusou a dar mais detalhes sobre o assunto por enquanto.
A prioridade da empresa é ajudar a estimular a venda de PCs: a conta oficial do Windows do Twitter explica que o Windows 11 chegará no final de 2021 pré-instalado em computadores novos, e será oferecido a dispositivos com Windows 10 a partir de 2022.