Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central
Ferramenta gratuita do Banco Central permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ
Ferramenta gratuita do Banco Central permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ
O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita. Acompanhe neste tutorial como usar o Registrato para ver contas e dívidas feitas no seu nome ou da sua empresa.
Tempo necessário: 2 minutos
Para acessar o Registrato, temos dois caminhos: o primeiro é ter uma conta no próprio sistema (no entanto, novos cadastros e reabilitação de senha estão suspensos); a outra opção é acessar usando sua conta Gov.br nível Prata ou Ouro. Se você já cumpre esse requisito, veja o passo a passo abaixo:
No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
Defina a data inicial e final do relatório — não podendo ultrapassar 5 anos — e informe se ele será detalhado ou resumido; depois, clique em “Gerar relatório”.
Após alguns segundos, você já terá acesso ao relatório com todo o histórico de crédito, empréstimos e financiamentos feitos no seu nome dentro daquele período.
Aqui você consegue ver onde estão seus ativos ou investimentos — quais contas bancárias (como conta-corrente e conta poupança) estão no seu nome, quando elas foram criadas e quando foram encerradas, se este for o caso.
O Registrato é útil não apenas para descobrir dívidas e financiamentos no seu CPF, mas também para consultar suas chaves Pix. Veja como fazer isso.
Todos os documentos gerados no Registrato ficam disponíveis no site, mas se o preferir, também pode baixar o arquivo em seu computador.