Como saber se um power bank é bom (bateria externa para celular)

Não se engane com qualquer carregador portátil barato que você vê por aí

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Existem várias opções de power bank para comprar, mas como saber se um power bank é bom? Também chamado de bateria externa ou carregador portátil para celular, ele permite que você carregue o seu aparelho mesmo sem uma tomada por perto.

Hoje em dia, é quase impossível usar o celular o dia inteiro sem ter uma bateria externa. Mas qual modelo comprar? Muitas vezes, a gente se engana com uma bateria grande ou com um número alto de mAh e acaba se decepcionando depois da compra. Veja algumas dicas para saber o que olhar na hora de sua aquisição.

1. Não se engane com o número de mAh

O principal número que engana as pessoas na hora de comprar uma bateria externa é o de miliampere-hora (mAh). Se você tem uma bateria externa de 10.000 mAh e um celular com bateria de 3.000 mAh, quer dizer que vai conseguir carregá-lo pelo menos três vezes? Nem sempre.

Normalmente não é possível aproveitar toda a carga porque parte da energia é perdida quando passa pelo cabo USB até o celular. Nessa etapa, há uma conversão da voltagem da bateria para o cabo, e do cabo até o celular. Por conta disso, a bateria externa dificilmente poderá ter a sua carga completamente aproveitada (e não é por má qualidade).

Ainda assim, algumas marcas podem anunciar uma bateria com 10.000 mAh ou 20.000 mAh e a carga real ser muito menor. Vale lembrar que é bom desconfiar de fabricantes chinesas ou pouco conhecidas, ainda mais quando se trata de algo tão delicado quanto uma bateria.

2. Compare com o seu celular

Depois, é bom comparar esse número de mAh com o do seu celular. Por exemplo, uma bateria de 5.000 mAh deve dar mais de uma carga para um Galaxy S8, que tem bateria de 3.000 mAh. Ela também deve dar mais de duas cargas para um iPhone 7, que tem bateria de 1.920 mAh.

Lembre que, como falamos anteriormente, você não vai conseguir aproveitar toda essa carga. Seria impreciso dizer, por exemplo, que o iPhone 7 conseguiria ser recarregado pelo menos cinco vezes por uma bateria de 10.000 mAh.

3. Quantas portas?

Se você tem mais de um eletrônico, é bom comprar uma bateria externa com mais de uma porta USB. Assim, você pode plugar dois celulares ou outros dispositivos móveis de uma vez. Claro, a bateria vai descarregar mais rápido, mas pelo menos vai distribuir a carga para ninguém ficar sem bateria.

Também é importante olhar a amperagem (A) de cada porta: quanto maior, mais energia vai passar, e mais rápido o seu eletrônico vai ser carregado.

4. Dimensões

Outra dica é ver quais baterias têm o tamanho certo para você carregar da melhor forma. A Anker, bateria que abre o post, pode ser colocada normalmente em bolsos. Há algumas baterias maiores que você pode ter que carregar em uma mochila e outras que têm um formato de pilha, que pode ser facilmente levado na mão ou no bolso.

5. Qual power bank comprar?

Além de tudo, é importante olhar o preço da bateria para ver se cabe no seu orçamento. No post acima, reparamos um guia das melhores baterias externas que são vendidas no Brasil para você fazer a melhor escolha. Sobre o tema, também escrevemos sobre o efeito memória: por que a bateria do seu celular, notebook ou tablet não vicia.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Carregador portátil (powerbank) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados