O que é gateway?

Saiba mais sobre o que é gateway, uma forma de porta de entrada entre um dispositivo e a rede de internet para interligá-las

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Definição de gateway (Imagem: Tecnoblog)

Funcionando como um portão entre duas redes, esse tipo de ferramenta serve para intermediar a troca de dados entre elas. Um roteador, por exemplo, faz exatamente isso em uma casa ou empresa, conectando os dispositivos à internet. Sem isso, seria impossível ocorrer a comunicação. Nas linhas a seguir, você vai entender mais sobre o que é gateway e suas características.

Esse termo vem do inglês e significa “portão de entrada”. Uma definição que deixa muito claro o seu propósito: servir como um elo entre dois pontos. Sendo assim, é possível notar que usamos o gateway o tempo todo quando nos conectamos à internet.

Pense nisso: em sua casa, para se conectar à rede, você precisa de um dispositivo como um smartphone ou um notebook. Porém, não basta apenas ligar o aparelho, você precisa conectá-lo a um roteador Wi-Fi, via cabo ou pelas redes móveis, pois só assim poderá começar a navegar e adquirir informações.

Essas três opções funcionam como o portão principal que vai permitir que todos os dados (de ambos os lados) atravessem para alcançar seus destinos.

De acordo com Nelson Ito, Diretor de Negócios da TP-Link no Brasil:

Quando se trata de configurações de conexão, o termo “gateway” se refere a ferramentas que funcionam como intermediárias para trocas de informações. Em suma, eles são dispositivos que atuam como tradutores de protocolo, isoladores de falhas ou tradutores de sinais, quando necessário para fornecer interoperabilidade de sistemas. Essa tradução (ou mapeamento) interconecta redes com diferentes tecnologias, por meio da realização das conversões requeridas

Mas será que há outros tipos dessa porta de entrada?

Tipos e exemplos de gateway

Quando falamos desse assunto, é importante ressaltar que há dois tipos disponíveis:

  • Unidirecional: Essa opção permite a transmissão de informações através de uma única direção, qualquer mudança ocorre exclusivamente a partir da fonte;
  • Bidirecional: Ambos os lados movimentam dados e podem realizar alterações através da ferramenta fonte. Tudo de forma sincronizada.

Além disso, os exemplos mais comuns de gateway usados na rede são esses:

  • De pagamento;
  • De frete;
  • Roteador;
  • Firewall;
  • De armazenamento em nuvem;
  • De segurança de e-mail;
  • De API;
  • De tronco VoIP (Voice over Internet Protocol).
o que é gateway
Exemplo de gateway de API (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Com o uso dessa ferramenta, os usuários podem garantir que duas redes de diferentes protocolos consigam estabelecer uma comunicação plena. Em tempos modernos, simplesmente não existe internet sem o gateway.

Agora que você já entende mais sobre o assunto, não deixe de aprender o que é MTU e qual a sua importância para a sua conexão com a internet. Aproveite e faça parte da comunidade do Tecnoblog para deixar as suas impressões sobre o assunto!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gateway na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados