O que é NIS/PIS?
Conheça a definição de PIS e NIS, saiba para que serve a identificação e descubra como consultar seu número pela internet
O PIS/NIS é um número de cadastro feito pela caixa que identifica trabalhadores, beneficiários de programas sociais, entre outros, e que serve para o recolhimento de benefícios vinculados à sua carteira de trabalho. A seguir, saiba mais detalhes sobre esse número e qual a diferença entre as nomenclaturas.
De acordo com a Caixa, o NIS/PIS é o Número de Identificação Social — é um número de cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal e em que devem ser cadastrados:
- o trabalhador: vinculado à empresa, cooperativa ou empregador pessoa física;
- os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo Gestor do Programa);
- o diretor não-empregado quando optante pelo FGTS;
- os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).
Para os trabalhadores, este número será utilizado para identificá-lo no recolhimento e recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e no ato da aposentadoria.
Para os demais cadastrados, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação nas Políticas Públicas ou emissão da CTPS.
Pode acontecer de uma pessoa ter um NIS sem ainda ser um trabalhador (por isso o mesmo número), e esse número deve ser informado à empresa no momento da contratação, evitando assim um eventual cadastramento em duplicidade no sistema.
Qual a diferença entre PIS e NIS?
Pode parecer um pouco confuso, mas note que PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (Número de Identificação Social, também chamado de NIT) são exatamente o mesmo número. Mas eles podem ser gerados em duas bases de dados diferentes.
O PIS é gerado logo que você assina a carteira de trabalho no seu primeiro emprego. O NIS nasce por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo como o Bolsa Família.
Sendo assim, uma inscrição no NIS é atribuída para identificação de cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se um PIS. Um PIS é um NIS com dado de vínculo empregatício.