O que é o código MRZ?

Conheça e entenda o código MRZ, uma zona codificada com dados em documentos de identificação para serem lidos por máquinas

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 9 meses
Definição do código MRZ (Imagem: Tecnoblog)

O MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina) é um código presente em uma área específica em diversos documentos de identificação e contém dados pessoais do titular que só podem ser lidos por uma máquina. Quase todos os documentos de viagem oficiais, como passaportes, possuem código MRZ. A seguir, te mostro suas aplicações e como ele funciona.

Aqui no Brasil, o MRZ é mais conhecido no passaporte. Na parte inferior da página de identificação, há duas linhas compostas pelo nome do titular entre alguns símbolos e números de detecção de falsificação. É através dessas linhas que o código é lido e o documento é validado.

Como o código MRZ é lido?

Um dispositivo de leitura é usado para detectar e decodificar o código MRZ e acessar as informações no seu interior, através de uma tecnologia de reconhecimento de texto e conversão conhecida como OCR (Optical Character Recognition). Os dados recebidos pela máquina, são digitalizados e então, salvos em formato eletrônico. Entenda as etapas de decodificação:

  1. O documento é digitalizado;
  2. A zona legível é identificada pela máquina e, através do sistema óptico de reconhecimento de caracteres (OCR), os dados são extraídos dos códigos;
  3. O sistema OCR faz a comparação entre os dados extraídos e os originais para a validação do documento;
Código MRZ tipo 3 em um passaporte estrangeiro (Imagem: Idenfy)

Há três tipos de códigos MRZ, os quais são categorizados em MRZ 1, 2 ou 3. As diferenças entre os três estão na quantidade de caracteres e sua distribuição. No caso dos passaportes, o tipo 3 é utilizado e conta com duas linhas de 44 caracteres, cada.

As informações disponíveis em um código MRZ podem conter: nome completo, data de nascimento, cidadania, número do documento, validade e o emissor do documento ou passaporte, além de outros dados requisitados pela autoridade emissora.

Esse modelo de verificação dificulta muito a ação de falsificadores de passaportes além de acelerar o processo de checagem, já que tudo é feito por uma máquina de forma muito rápida. É provável que, além de documentos de viagem, tenhamos em breve a identificação civil realizada com auxílio dos códigos MRZ.

Com informações: Idenfy.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados