O que é o Facebook Free Basics?

Facebook Free Basics; o polêmica acesso gratuito a serviços online básicos, porém com restrições de conteúdo

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 8 meses
O que é o Facebook Free Basics

Em meio a tanta coisa duvidosa, era de fake news, deep fake, fica cada vez mais difícil olhar uma iniciativa com bons olhos. Especialmente se é algo que parte de uma empresa. Mas acho justo dar uma chance, com os pés no chão, e conhecer ações como Facebook Free Basics para saber quais iniciativas apoiar, confiar, ou não.

Talvez nem tudo seja como no documentário O Dilema das Redes, da Netflix. Liderada pelo Facebook, a iniciativa tem com o objetivo levar acesso à Internet, e os benefícios da conectividade, para uma parte do mundo que não os possui. E segue a premissa de que quanto mais nos conectamos, melhor o mundo fica.

Que a internet é essencial para aumentar o conhecimento que temos e compartilhá-lo uns com os outros, todo mundo sabe. E para muitos, é essencial no dia a dia. Contudo, a maior parte do mundo não tem acesso à internet – e nem é preciso ir muito longe para ver/viver essa realidade. Meu (sic) nomadismo digital começou da falta de acesso à internet, mesmo trabalhando remoto.

O que é o Facebook Free Basics?

O Free Basics by Facebook (Android) fornece às pessoas acesso a serviços úteis em seus telefones celulares em mercados onde o acesso à internet pode ser menos acessível. Os sites estão disponíveis gratuitamente, sem cobrança de dados, e incluem conteúdo sobre coisas como notícias, emprego, saúde, educação e informações locais. Seria o mesmo princípio que se tem em muitos planos, acessando WhatsApp, por exemplo, sem comprometer o pacote de dados.

O Free Basics é uma plataforma aberta. Qualquer pessoa pode adicionar seu site à Plataforma de Free Basics, desde que cumpra as diretrizes de participação, que existem para otimizar o desempenho em telefones mais antigos e conexões de rede mais lentas.

Mais de 85% da população mundial vive em áreas com cobertura de celular existente, mas os dados móveis são caros e difíceis de justificar quando não experimentaram os benefícios da Internet. Em parceria com operadoras móveis, as pessoas experimentam o conhecimento e a inspiração que vêm do acesso a sites básicos, gratuitamente.

O Free Basics está disponível em diversos países e municípios através de dezenas de operadoras de telefonia móvel. Mas parece não ter agradado muito, em seu lançamento na Índia e no Egito.

Em 2015, ativistas da neutralidade de rede argumentaram que o Free Basics era uma forma de o Facebook moldar o acesso à internet e de expandir o acesso à rede mundial de computadores, ainda que seja limitado.

Com informações: Internet.Org by Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Internet.org na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados