O que é o Facebook Horizon, um mundo social VR do Oculus Rift

Descubra o que é Facebook Horizon, um ambiente virtual em VR da plataforma Oculus, que será lançado em 2020 (e que você já pode se inscrever)

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Facebook / Facebook Horizon

O Facebook Horizon é a proposta do Facebook para um mundo social virtual, acessível pela plataforma Oculus. Pegando ideias de Minecraft e Second Life, você poderá criar seu avatar e explorar toda uma nova realidade, ou criar seus próprios ambientes e aventuras.

O que é Facebook Horizon?

O Facebook Horizon é um ambiente de imersão social em Realidade Virtual (VR) exclusivo do Facebook, suportado apenas pela plataforma Oculus Rift, a família de head-mounted displays (HMD) que pertence à empresa. É uma espécie de rede social à parte, onde o usuário poderá criar um avatar e interagir com outras pessoas e fazer o que quiser.

A proposta é similar à de Minecraft, por contar com uma ferramenta de criação que permite aos usuários darem forma a seus próprios ambientes. A diferença é o uso do VR para uma imersão mais profunda, algo como o Holodeck de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

O Horizon também lembra um pouco a ideia de Second Life, mas ao menos por enquanto, o Facebook não menciona se vai permitir que empresas se instalem dentro da plataforma e vendam seus produtos e serviços.

Facebook / Facebook Horizon

Você poderá criar um avatar com sua aparência e “andar” pelo ambiente virtual (os bonequinhos não possuem pernas, por isso as aspas), realizando as mais diversas ações de maneira livre. Por exemplo, será possível bater papo, jogar, ler notícias, participar de atividades recreativas como pintar e ouvir música em grupo, ou até mesmo organizar grupos de trabalho.

A ferramenta de criação permitirá que o usuário monte “salas”com temas que ele escolher, e será possível também visitar as obras e mundos de outros usuários. Aqueles que tiverem dificuldade em usar o recurso poderão contar com a ajuda dos “Locals”, os funcionários do Facebook Horizon que atuarão como guias do mundo virtual.

Como posso acessar?

O Facebook Horizon será lançado oficialmente em 2020, com um beta fechado chegando antes disso, mas ambos não possuem datas confirmadas. Para acessá-lo, é obrigatório possuir um dos HMDs da família Oculus (Oculus Rift, Rift S ou Quest) e se inscrever no site oficial do projeto (oculus.com/facebookhorizon), com sua conta do Facebook.

Uma vez feita a inscrição, basta aguardar ser selecionado para o beta fechado, ou pelo lançamento da versão final.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Horizon Worlds na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados