Meta vai encerrar atualizações e suporte do primeiro Oculus Quest
Companhia confirma que usuários ainda poderão usar seus periféricos, mas que não devem esperar por novidades ou acessos sociais
Companhia confirma que usuários ainda poderão usar seus periféricos, mas que não devem esperar por novidades ou acessos sociais
Lançado em 2018, o Oculus Quest prometia trazer a realidade virtual para a casa dos usuários. Contudo, a Meta anunciou que vai encerrar todo o suporte ao periférico até 2024. Em um e-mail enviado para a comunidade, a empresa apontou que não lançará novos recursos e que removerá o acesso à parte social do Meta Horizon Home.
O e-mail descoberto pelo Upload VR traz o assunto: “Mudanças futuras para o Quest 1” e chegou às caixas de entrada dos usuários na segunda-feira (9). A mensagem exalta e agradece a comunidade que ajudou a “impulsionar a realidade virtual”. Em seguida, fala do futuro e promete continuar apoiando o acessório, mas com algumas mudanças.
E elas não são lá muito agradáveis.
Primeiramente, a Meta afirma que as pessoas ainda poderão usar o Quest 1 e os aplicativos que possui. Entretanto, ela diz que não vai mais lançar novos recursos para o gadget. Além disso, não será mais possível criar ou entrar em alguma party pelo periférico.
Os usuários que usam o Meta Horizon Home vão perder o acesso à todas as ferramentas sociais no dia 5 de março de 2023. Ou seja, ninguém conseguirá visitar a casa de outra pessoa ou receber visitantes em seu próprio lar virtual.
Por fim, a dona do Facebook afirmou que manterá atualizações de sistema para consertar bugs críticos até 2024.
É normal uma empresa parar de oferecer suporte para seus produtos com o passar do tempo, mas sempre há os órfãos que ficam chateados com a situação. Com certeza, o Oculus Quest 1 não é uma exceção.
O anúncio do Oculus Quest ocorreu em 2018, mas ele só chegou às lojas em 2019. A tecnologia chamava a atenção ao não depender de um dispositivo externo para as atividades. Outra novidade interessante foi o fato do gadget trazer quatro sensores ultra-grande-angulares, que conseguiam acompanhar os movimentos do usuário sem precisar de câmeras externas.
No entanto, em setembro de 2019, menos de dois anos depois, a Meta (ainda chamada de Facebook) anunciou o lançamento do Oculus Quest 2. O periférico tem taxa de atualização de 90 Hz, usa a plataforma Snapdragon XR2 da Qualcomm e tem suporte a Wi-Fi 6. Ademais, ele tem 6 GB de RAM.
Ao que tudo indica, a companhia de Mark Zuckerberg usou tanto o Oculus Rift quanto o Oculus Quest como testes para o produto de melhor qualidade, o Quest 2. Seja como for, muitos já esperam pelo iminente anúncio e lançamento do terceiro modelo, que deverá se chamar Meta Quest 3.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}