Google dá espaço ilimitado para fotos em qualidade original tiradas no iPhone

Google Fotos não comprime fotos salvas em HEIC; formato é usado na câmera do iPhone 7 ou superior e Samsung Galaxy S10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google Fotos oferece armazenamento ilimitado e gratuito para fotos e vídeos, comprimindo os arquivos para economizar espaço. No entanto, fotos tiradas com o iPhone 7 ou superior e salvas no formato HEIC não passam pelo processo de compressão, e ficam salvas na qualidade original. É um benefício ausente na maioria dos dispositivos Android, até mesmo no recém-lançado Pixel 4.

Google Fotos para iPhone

O usuário stephenvsawyer do Reddit percebeu que o Google Fotos não comprime as fotos do iPhone que são tiradas no formato HEIC. Trata-se de um padrão adotado desde o iOS 11 que promete tamanhos de arquivo menores em relação ao tradicional JPEG, e com qualidade semelhante de imagem.

O Tecnoblog realizou um teste e, realmente, fotos capturadas com um iPhone 8 Plus são salvas no Google Fotos em formato HEIC sem compressão. Fizemos a comparação com vários arquivos diferentes e o tamanho deles no iOS e na nuvem é sempre o mesmo.

É possível ver o tamanho do arquivo no Google Fotos puxando-o para cima no app para celular, ou clicando no botão “i” na interface web. Para ver os atributos das fotos no iPhone, usamos o Metadata View (o iOS não tem um visualizador nativo de EXIF).

Google Fotos

Arquivos JPEG e vídeos são comprimidos no Google Fotos

Notamos, no entanto, que o Google Fotos só mantém a qualidade de arquivos HEIC. As imagens não serão salvas na qualidade original se forem:

  • recebidas pelo WhatsApp, Telegram e outros apps;
  • salvas da web;
  • capturas de tela.

É porque, nesses casos, o arquivo terá extensão JPG ou PNG. Por exemplo, se um amigo tira uma foto no iPhone e envia para você pelo WhatsApp, ela será antes convertida para o formato JPEG; então, ao ser salvo no Google Fotos, o arquivo no seu celular passará pela compressão.

Além disso, vídeos também serão comprimidos pelo Google Fotos. O Google diz que, se a resolução for Full-HD ou inferior, ele “terá uma aparência próxima à do original”. Vídeos com mais de 1080p serão redimensionados para Full-HD.

É possível salvar toda foto e vídeo sem compressão selecionando a opção “Qualidade original” no Google Fotos, mas isso contará na sua cota de armazenamento. São 15 GB gratuitos, divididos entre Fotos, Drive e Gmail; se você ultrapassar esse limite, poderá comprar espaço através do Google One, que vende 100 GB por R$ 6,99/mês.

iPhone, iPad e Samsung Galaxy S10 salvam fotos em HEIC

O HEIC (High Efficiency Image Coding), também conhecido como HEIF (High Efficiency Image File Format), é usado por padrão nos seguintes dispositivos da Apple:

  • iPhone 7 ou iPhone 7 Plus ou posterior
  • iPad (6ª geração)
  • iPad Air (3ª geração)
  • iPad mini (5ª geração)
  • iPad Pro (10,5 polegadas)
  • iPad Pro (11 polegadas)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração) ou posterior

Alguns dispositivos Android, como o Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e, também podem salvar fotos da câmera em formato HEIC. Isso precisa ser ativado manualmente:

  • abra a câmera e toque em Configurações (ícone de engrenagem);
  • role um pouco a lista e toque em Opções de armazenamento;
  • ative a opção Fotos HEIF.

O Google Pixel original, Pixel 2 e Pixel 3 têm armazenamento de fotos em tamanho original do Google Fotos; inclusive, a primeira geração recebe esse benefício por tempo ilimitado. No entanto, o Pixel 4 não oferece isso, apenas três meses gratuitos do Google One.

Fotos em HEIC nem sempre são menores que JPEG

JPEG vs HEIC

No Reddit, o usuário stephenvsawyer diz que “se o Google tentasse comprimir as fotos HEIC dos iPhones, elas se tornariam maiores”. Isso não é necessariamente verdade: usamos o conversor online HEICtoJPEG para obter imagens JPEG a partir de fotos HEIC do iPhone, e ele conseguiu reduzir o tamanho do arquivo sem alterar as dimensões.

No exemplo acima, os dois arquivos têm resolução 3024 x 4032 e resolução horizontal e vertical de 72 dpi. A diferença está na intensidade de bits (32 no HEIC, 24 no JPEG), mas a qualidade de imagem é basicamente a mesma.

Ou seja, existe espaço para o Google Fotos converter arquivos HEIC em JPEG a fim de reduzir seu tamanho. Por que isso não acontece? O usuário stephenvsawyer tem um bom palpite: isso economiza poder de computação, “porque o Google não precisa compactar e processar todos os bilhões de fotos de backup dos iPhones”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados