Google acaba com o backup ilimitado do WhatsApp no Android

Backup do WhatsApp no Google Drive passará a contar no limite de armazenamento. Empresa oferece 15 GB gratuitamente, compartilhados por Gmail, Drive e Fotos.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp perderá backup ilimitado via Google Drive em 2024 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google confirmou, nesta terça-feira (14), que vai acabar com o armazenamento ilimitado para backup do aplicativo para Android. Com isso, as informações guardadas na nuvem vão contar no limite de armazenamento. Se você tem muitas mensagens, fotos e vídeos no seu WhatsApp, prepare-se.

O Google oferece 15 GB de espaço gratuito. Ele é compartilhado pelos vários serviços da empresa, como Gmail, Drive e Fotos.

As mudanças vão começar em dezembro de 2023 para usuários do WhatsApp Beta e no começo de 2024 para os demais. Com isso, se o espaço livre na sua conta for menor que o tamanho total de suas mensagens, vídeos e fotos do WhatsApp, o app não será capaz de criar a cópia de segurança na nuvem.

Google Drive (Imagem: Reprodução/YouTube)
Google Drive (Imagem: Reprodução/YouTube)

As opções são apagar arquivos do WhatsApp ou limpar Google Drive, Gmail e Fotos para conseguir liberar espaço. Também dá para pagar: o Google One, pacote de armazenamento e serviços extras do Google, tem planos a partir de R$ 6,99 mensais por 100 GB.

A mudança é, na verdade, uma volta aos primórdios do backup. A cópia do conteúdo no Google Drive só passou a não contar nos limites de armazenamento em 2018.

Nunca houve armazenamento ilimitado no iPhone, já que o backup do app para iOS é feito no iCloud. A Apple oferece gratuitamente 5 GB. Com isso, as duas plataformas ficarão praticamente equiparadas.

WhatsApp prepara mudança desde 2022

O fim do backup ilimitado era especulado desde janeiro de 2022. Na ocasião, o site WABetaInfo, especializado no mensageiro, descobriu códigos na versão beta do app que davam a entender que a vantagem poderia acabar.

As mensagens diziam “o backup do Google Drive está mudando” e “o limite do Google Drive foi alcançado”, ambas em tradução livre.

WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android desde 2022 (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Google está apertando o cinto na nuvem

O fim do backup ilimitado do WhatsApp no Google Drive é mais um capítulo da série de restrições que o Google vem impondo ao armazenamento na nuvem, possivelmente para conter gastos.

Com informações: Google e WABetaInfo

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados