Google acaba com o backup ilimitado do WhatsApp no Android
Backup do WhatsApp no Google Drive passará a contar no limite de armazenamento. Empresa oferece 15 GB gratuitamente, compartilhados por Gmail, Drive e Fotos.
Backup do WhatsApp no Google Drive passará a contar no limite de armazenamento. Empresa oferece 15 GB gratuitamente, compartilhados por Gmail, Drive e Fotos.
O Google confirmou, nesta terça-feira (14), que vai acabar com o armazenamento ilimitado para backup do aplicativo para Android. Com isso, as informações guardadas na nuvem vão contar no limite de armazenamento. Se você tem muitas mensagens, fotos e vídeos no seu WhatsApp, prepare-se.
O Google oferece 15 GB de espaço gratuito. Ele é compartilhado pelos vários serviços da empresa, como Gmail, Drive e Fotos.
As mudanças vão começar em dezembro de 2023 para usuários do WhatsApp Beta e no começo de 2024 para os demais. Com isso, se o espaço livre na sua conta for menor que o tamanho total de suas mensagens, vídeos e fotos do WhatsApp, o app não será capaz de criar a cópia de segurança na nuvem.
As opções são apagar arquivos do WhatsApp ou limpar Google Drive, Gmail e Fotos para conseguir liberar espaço. Também dá para pagar: o Google One, pacote de armazenamento e serviços extras do Google, tem planos a partir de R$ 6,99 mensais por 100 GB.
A mudança é, na verdade, uma volta aos primórdios do backup. A cópia do conteúdo no Google Drive só passou a não contar nos limites de armazenamento em 2018.
Nunca houve armazenamento ilimitado no iPhone, já que o backup do app para iOS é feito no iCloud. A Apple oferece gratuitamente 5 GB. Com isso, as duas plataformas ficarão praticamente equiparadas.
O fim do backup ilimitado era especulado desde janeiro de 2022. Na ocasião, o site WABetaInfo, especializado no mensageiro, descobriu códigos na versão beta do app que davam a entender que a vantagem poderia acabar.
As mensagens diziam “o backup do Google Drive está mudando” e “o limite do Google Drive foi alcançado”, ambas em tradução livre.
O fim do backup ilimitado do WhatsApp no Google Drive é mais um capítulo da série de restrições que o Google vem impondo ao armazenamento na nuvem, possivelmente para conter gastos.
Com informações: Google e WABetaInfo