Google deletará contas inativas a partir de dezembro

No próximo mês, Google começará a deletar contas inativas há mais de 2 anos; contas que foram criadas mas nunca usadas serão os primeiros alvos

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google começará a deletar contas inativas a partir de dezembro (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Se você tem uma conta do Gmail/conta do Google e não usa há mais de 2 anos, fique atento: a partir de dezembro, a empresa deletará as contas inativas no seu serviço. Se você tem alguma conta parada por todo esse tempo e quer mantê-la, deverá utilizar algum serviço do Google ainda neste mês de novembro.

A empresa havia comunicado essa alteração em maio. A nova política do Google é de que contas inativas serão deletadas após 2 anos de inatividade. Agora, a contagem regressiva para o início dessa remoção em massa de contas está mais próxima do fim. Para saber se alguma conta pode ser deletada, confira se o Google enviou um email informando que ela está inativa.

Como manter a conta do Google ativa

Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Abrir o Google Drive até 30 de novembro garante que a sua conta inativa não seja deletada após dezembro (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Quem quer manter uma conta do Google, ainda que ela esteja esquecida, precisa acessar algum serviço da empresa até o fim deste mês. Vale assistir algum conteúdo no YouTube, abrir o Gmail ou usar o Google Drive — aí está uma bela função para aquelas contas esquecidas, backup para quando a sua conta principal encher.

E obviamente, para que o Google não delete a conta, você terá que usá-la sempre antes de bater 24 meses do último acesso.

As primeiras contas que serão deletadas, de acordo com o Google, são aquelas que foram criadas e nunca registraram nenhuma atividade — provavelmente a pessoa fez apenas por fazer e seguiu usando email e serviços do Google com outras contas.

Na época do anúncio, o Google informou que a exclusão dessas contas inativas se dá por motivo de segurança. Essas contas podem ser mais suscetíveis a invasões, o que permite que cibercriminosos as utilizem para aplicar golpes.

Se você possui alguma conta inativa e não tem interesse em continuar com ela, basta não acessá-la que o Google a deletará para você. Porém, você pode aproveitar esse lembrete para deletar a sua conta do Google definitivamente.

Com informações: Android Authority

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados