WhatsApp agora permite ocultar IP durante as chamadas

Ocultação de endereço IP no WhatsApp foi liberado no iOS e Android; outra novidade é o silenciamento de chamadas indesejadas

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta lançou, nesta quarta-feira (8), um recurso opcional que faz o WhatsApp ocultar o endereço IP do usuário durante a realização de chamadas no serviço. Quando ativada, a novidade executa a transmissão por intermédio dos servidores do WhatsApp, tornando o IP da conta oculto para quem está do outro lado.

O novo recurso dificulta a ação de agentes maliciosos. Um invasor pode iniciar uma chamada apenas para conhecer o IP do alvo e, assim, usar ferramentas que tentam encontrar vulnerabilidades no dispositivo associado a esse endereço. O IP também pode revelar informações como provedor e localização geográfica do usuário.

Há um preço: o desempenho cai

Se a ocultação de IP durante as chamadas é um bom reforço na segurança, por que esse recurso não vem ativado por padrão? Porque não é todo mundo que irá querer ativá-lo.

A explicação está no fato de que, quando a transmissão é feita por intermédio de servidores em vez de seguir o modelo padrão de comunicação ponta a ponta do WhatsApp, a qualidade da chamada cai.

Para quem optar pela ocultação do IP mesmo assim, a Meta ressalta que as chamadas continuarão sendo criptografadas, de modo que o WhatsApp não conhecerá o seu conteúdo, apesar de a transmissão ser feita por intermédio dos servidores do serviço.

Como ocultar o IP no WhatsApp?

Para ocultar o seu IP durante as chamadas, certifique-se de ter a versão mais recente do WhatsApp. Depois, vá em Configurações / Privacidade / Configurações avançadas. Na tela que surgir, marque a opção “Proteger endereço IP nas chamadas”.

O novo recurso está disponível nas versões do WhatsApp para Android e iOS (iPhone).

Ocultação de IP no WhatsApp para iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ocultação de IP no WhatsApp para iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Silenciar chamadas desconhecidas

A Meta também liberou para todos os usuários do WhatsApp o recurso Silenciar Números Desconhecidos, anunciado em junho. Por meio dele, o serviço ignora chamadas oriundas de números que não estão na lista de contatos do usuário. Essa opção previne chamadas indesejadas, como as de spam ou fraude.

Para ativar a proteção, basta ir em Configurações / Privacidade / Chamadas / Silenciar números desconhecidos.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados