WhatsApp para iPhone ganha envio de imagens com qualidade original

Função chega ao sistema da Apple, o iOS, após estar presente nos celulares Android; arquivos de mídia podem ter até 2 GB

Felipe Freitas
Por
Recurso de enviar fotos e vídeos em alta qualidade só está disponível no iOS — por enquanto (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Recurso de enviar fotos e vídeos em alta qualidade só está disponível no iOS — por enquanto (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O WhatsApp está liberando nesta segunda-feira (4) a opção de enviar imagens e vídeos com a qualidade original no iPhone. O recurso por enquanto só está disponível para o sistema operacional iOS, da Apple. Com esta funcionalidade, os usuários poderão enviar arquivos de mídia sem que uma parte da qualidade seja removida pelo aplicativo.

É importante não confundir a novidade de agora com a atualização de meses atrás. Em agosto, o WhatsApp liberou a opção de enviar imagens em alta qualidade pela ferramenta de envio de fotos e vídeos. Aqui ainda possui compressão e perda de qualidade. Agora, os usuários também podem enviar mídias com a qualidade original, sem nenhuma perda ou compressão do arquivo.

Contudo, mesmo que seja possível enviar esses arquivos com a qualidade original, o app de mensagens segue com o limite de 2 GB por arquivo. Assim, você até pode enviar um vídeo com uma alta resolução, rico em detalhes, mas desde que ele fique nesse limite.

WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp permite que usuários enviem mídias com qualidade original (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

WhatsApp libera envio de mídia com qualidade original

Para enviar uma imagem ou vídeo com qualidade original, o usuário precisa acessar a ferramenta de envio de arquivos, disponível no botão “+”, localizado à esquerda do campo de texto do WhatsApp. Ao abrir o menu, o usuário precisa escolher a opção “Documento” e depois clicar em “Escolher foto ou vídeo”.

Ironicamente, o caminho para enviar a mídia em qualidade original segue uma conhecida gambiarra que burlava a falta desse recurso no WhatsApp. Antes do lançamento dessa ferramenta, os usuários poderiam — pelo menos com as imagens — enviar uma foto convertida em PDF para que a qualidade original fosse mantida.

O recurso, trazendo o atalho que facilita o compartilhamento de arquivos e vídeos em qualidade original, já estava disponível para o Android.

WhatsApp mais preparado para arquivos de alta qualidade

A atualização do WhatsApp mostra que o app está cada vez mais preparado para o envio de arquivos de alta qualidade. Em agosto, o aplicativo liberou o compartilhamento de fotos e vídeos em alta resolução — em outras palavras, com uma menor compressão e perda de qualidade do arquivo.

Esses updates do WhatsApp estão relacionados com outro objetivo da empresa: se tornar também um app de comunicação de empresas e profissionais. O app investiu em novos recursos para chamadas em grupo, ferramenta de agendamento e uma atualização de timer para o Recado (antigo Status). Com o foco em comunicação profissional, é necessário que empresas de audiovisual e aquelas com departamento de arte tenham a facilidade de trocar arquivos entre si.

Com informações: WABetaInfo e The Verge

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados