O que é um vetor?

Vetores são os queridinhos dos designers ou será que faz sentido enviar um logo em vetor; saiba o que é um vetor e sua importância

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é um vetor
Comparação logo Tecnoblog aplicada a partir de um arquivo jpg e um vetor. (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Percebe algo de estranho na imagem abaixo? Trabalhar com design e produção gráfica requer uma certa acuidade visual para que o material final seja fiel ao que apresentamos ao cliente na tela do computador. Sendo assim, nós designers aconselhamos o uso de vetores na aplicação de logos, a fim de garantir maior integridade no projeto. Mas afinal, o que é um vetor?

Sempre que trabalhamos com formas vetoriais, pensemos no quão flexíveis elas são e facilitam nosso dia a dia gráfico. Quantas vezes precisamos trocar mais de um e-mail e explicar: “não, isso é um jpg, um bitmap“. Preciso de um vetor e listar os formatos possíveis, para ver se o cliente pode nos salvar de um resultado ruim, especialmente se o produto final for um impresso.

O que é um vetor?

Um vetor é um objeto que possui magnitude e direção. Geometricamente, podemos imaginar um vetor como um segmento de linha direcionado, cujo comprimento é a magnitude do vetor e com uma seta indicando a direção. A direção do vetor é da cauda à cabeça.

Calma, que isso não é uma aula de física, mas é preciso entender essa base para entender como os programas vetoriais se comportam. Por isso, ao desenhar no Illustrator, por exemplo, é preciso clicar em um ponto da área de desenho e depois em um ou mais pontos subsequentes, a fim de criar a forma que desejarmos.

Qual a importância de um arquivo vetorial?

Para entender o que é um vetor, também é preciso entender o que ele não é. As imagens em vetor não geram arquivos com informação dos pixels. Elas entendem a imagem através de formas matemáticas (logo, não sofrerá o problema do exemplo).

Qual a diferença desse formato? A principal está na capacidade de ampliação e redução. Como a imagem vetorial é salva e gerada a partir da informação de linhas, curvas e polígonos. Quando essa imagem é ampliada ou reduzida, o computador apenas altera as fórmulas matemáticas para aumentar ou diminuir esses dados.

O principal a se compreender, na prática, é que uma imagem vetorial pode ser ampliada ou reduzida infinitamente, sem perder qualidade original.

Quando usar um vetor?

Algumas técnicas de impressão só são possíveis se você enviar seu projeto em arquivo vetorial – eps., .svg, .ai, .pdf (por favor, sempre em curvas, se fizer uso de tipografia). Esse é o caso de adesivo de vinil, que na verdade é um recorte eletrônico e serigrafia, entre muitos outros.

Agora que você já sabe o conceito base, já pode começar a vetorizar e explicar, sempre que necessário, aos clientes e amigos sobre a importância dos arquivos vetoriais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gráficos vetoriais na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados