Qual é a melhor película para celular? [PET, vidro, gel, líquida]
Está em dúvida sobre qual é a melhor película para celular? Veja tudo o que você precisa saber sobre modelos em vidro, PET, gel e líquidos

Por mais resistente que o seu smartphone seja a quedas e arranhões, usar capinha e película é a melhor forma de evitar riscos e rachaduras acidentais no dia a dia. Mas entre os diversos tipos existentes no mercado, qual é a melhor película para celular? Reunimos o que você precisa saber sobre os protetores de tela feitos em vidro, gel, PET e até mesmo sobre as películas líquidas. Acompanhe nas linhas a seguir.
O termo “PET” é referente a um polímero plástico (politereftalato de etila). Geralmente este material é encontrado em objetos como garrafas de refrigerante e outros recipientes para armazenar alimentos. A película PET costuma ser a mais barata, e também são as mais leves e finas.
Esse tipo de película oferece proteção mínima contra arranhões, mas a vantagem é que elas também são menos perceptíveis quando aplicadas à tela.
Sem propriedades regenerativas, a película de vidro tem a vantagem de ser mais rígida e espessa, oferecendo maior proteção conta impactos. Entretanto, costumam ser mais perceptíveis, justamente por sua espessura maior.
Além disso, apesar de evitar que o painel do dispositivo sofra algum tipo de dano, elas podem ter a própria aparência facilmente desgastada em pouco tempo, e até rachar com quedas, o que pode levar muitos consumidores a desejarem realizar a troca com frequência.
Há ainda diversos tipos de película de vidro. Você provavelmente já ouviu falar em protetores de vidro temperado, película 3D e até 10D. Entenda melhor como eles funcionam:
Película de vidro temperado (Imagem: Reprodução/ROCK)
Película de vidro 3D (Imagem: Reprodução/Hmaston)
Uma solução mais recente é a película de gel, que promete absorver tanto o impacto quanto uma película de vidro, apesar de ser mais fina. Elas também se ajustam melhor a telas com vidro 2.5D e bordas curvas, mas suas próprias bordas podem sofrer desgaste mais rapidamente. Uma desvantagem é seu preço, geralmente mais alto do que as películas de vidro temperado.
Película de gel (Imagem: Reprodução/WLXY)
Esse tipo de película gerou polêmica há alguns anos por aparentemente tentar entregar um “efeito placebo” aos usuários. Há diversos testes no YouTube que comprovam que a película líquida da Nanofixit, marca mais popular a oferecer o produto, se valia da própria proteção Gorilla Glass de smartphones para vender uma proteção inexistente contra arranhões.
Além disso, por ser líquida e basicamente invisível quando aplicada, é difícil saber quando houve o desgaste completo do produto e estimar o momento para troca. Com base nessas informações, o melhor é fugir desse tipo de película.
Bom, isso depende. Avaliando todas as informações acima, você deve ter percebido que algumas soluções podem funcionar melhor de acordo com o tipo de display. Se você tem um smartphone com tela curva, por exemplo, uma película de vidro temperado convencional deixará as bordas expostas, o que pode ser fatal para o painel em uma queda. Nesse caso, você pode optar por um modelo de vidro 3D (4D, 5D e assim por diante) ou uma película em gel.
Caso o seu telefone tenha tela plana, uma película de vidro temperado pode ser a melhor opção em termos de proteção e custo-benefício. Elas riscam com menor facilidade, se comparadas aos modelos em gel. Mas o ideal é que você possa comparar a sensação de toque de ambas antes de decidir.
A vantagem das películas em PET e vidro simples é o preço: algumas podem ser encontradas por apenas R$ 1. Mas lembre-se: o barato pode sair caro quando o assunto é a proteção do seu celular, portanto, são as menos indicadas.