Como instalar o cliente nativo de SSH do Windows 10

Windows 10 tem ferramenta nativa para protocolo SSH; saiba habilitar o recurso para cliente ou servidor

Paulo Higa
Por

SSH é um protocolo utilizado para gerenciar servidores remotamente. No Windows, usuários precisavam instalar um software de terceiros para fazer o acesso a outra máquina. Agora, o OpenSSH, comum em sistemas operacionais baseados em Unix, está disponível nativamente no sistema da Microsoft. Veja como habilitar o SSH no Windows 10.

ssh windows

O que é o protocolo SSH

O protocolo de rede SSH permite a comunicação criptografada entre um cliente e um servidor, permitindo o gerenciamento dos dados e informações dessa máquina —  sistemas ou aplicativos, por exemplo —, remotamente e de forma segura.

Os comandos são feitos por meio de texto em um terminal Shell — responsável por interpretar os comandos entre o usuário e o sistema operacional.

Antes do OpenSSH, que é uma das ferramentas mais conhecidas para acessar o protocolo no Unix, usuários do Windows tinham que instalar o PuTTy, um software de código aberto que também faz a ponte entre cliente e servidor a partir de uma interface gráfica, não só comandos de texto. Também é oferecido no Linux.

Como habilitar a ferramenta de SSH no Windows

A ferramenta foi disponibilizada como beta no Windows 10 Fall Creators Update. Já que é um recurso nativo, ficou bem fácil instalá-lo:

  1. Abra as configurações do Windows;
  2. Acesse Aplicativos;
  3. Depois procure por “Aplicativos e Recursos”;
  4. Clique em “Gerenciar Recursos Opcionais”;
  5. Uma lista será carregada, se o OpenSSH não estiver instalado, clique em “Adicionar um recurso”;
  6. Localize “Cliente OpenSSH”, caso procure deseje instalar o cliente ou “Servidor OpenSSH”, para o servidor;
  7. Clique em Instalar.

Depois de ativar o cliente SSH nativo, faça como você faria em qualquer Linux ou macOS: abra o terminal, digite “ssh [email protected]” e tecle Enter.

Para desinstalar o OpenSSH do Windows

  1. Abra as configurações do Windows;
  2. Acesse Aplicativos;
  3. Depois procure por “Aplicativos e Recursos”;
  4. Clique em “Gerenciar Recursos Opcionais”;
  5. Procure pelo “Cliente OpenSSH” ou “ServidorSSH” na lista e clique em “Desinstalar”.

Com informações: Microsoft.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados

Relacionados