Como trazer o menu Iniciar clássico de volta ao Windows 8
Classic Shell permite escolher entre visual do XP, Vista ou Windows 7
Classic Shell permite escolher entre visual do XP, Vista ou Windows 7
Uma coisa do Windows 8 que não agradou foi a remoção do menu Iniciar. Nas versões de teste era possível restaurar o menu com uma alteração no registro. Entretanto, a Microsoft removeu o código do menu Iniciar original na versão final, impedindo que esses truques continuassem funcionando. Qual a solução para quem não conseguiu se adaptar à nova tela Iniciar no Windows 8? Uma boa dica é instalar o Classic Shell.
O Classic Shell é um aplicativo de código aberto criado para trazer de volta recursos que foram removidos do Windows, incluindo o menu Iniciar. Ele não é novo: a primeira versão, ainda para uso particular, foi lançada em 2008 e servia para modificar a janela de cópia de arquivos do Windows Vista. O download pode ser feito no site oficial.
A instalação do Classic Shell é simples, mas exige uma pequena atenção. Como ele não serve somente para voltar com o menu Iniciar no Windows 8, o assistente também incluirá um recurso para alterar a aparência do Windows Explorer e do Internet Explorer. Se você não quiser instalar essas modificações, selecione apenas o Classic Start Menu e o Classic Shell Update — esse último procura por atualizações do Classic Shell periodicamente.
Logo após o término da instalação, o menu Iniciar aparecerá no canto inferior esquerdo da tela e a janela de configurações do Classic Start Menu será exibida. São três estilos pré-instalados. O padrão é o Windows Classic, que imita o menu do Windows 98, mas você pode optar pelo menu do Windows 7 com um só clique.
O aplicativo possui várias opções de personalização, que podem ser acessadas ao selecionar o item All Settings na tela inicial. É possível alterar o tamanho da fonte dos menus, modificar o comportamento da caixa de busca, alterar a aparência do menu e optar por pular a tela Iniciar após a inicialização do Windows 8, opção que está ativada por padrão. Navegue pelas opções, deixe o menu de acordo com o seu gosto e utilize a nova versão do Windows como antigamente.
A remoção do menu Iniciar é um fator que deve impedir muitas migrações para o Windows 8. A Samsung, inclusive, modificou sua instalação para incluir um menu Iniciar semelhante ao do Windows 7. Mas eu, pessoalmente, vejo a tela Iniciar apenas como um menu Iniciar mais completo, que possui a capacidade de mostrar informações úteis dinamicamente e exibe os programas instalados no sistema de uma forma diferente. A adaptação é só uma questão de tempo. Se você não usava o menu do Windows 98 no Windows XP, então não deverá ter problemas ao usar a tela Iniciar no Windows 8.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}