O Redmi 8A, lançado em setembro de 2019, é um celular de entrada da Xiaomi. Ele entrega especificações modestas, sendo voltado para quem não quer (ou não pode) gastar muito na compra de um novo smartphone.
A tela LCD IPS do aparelho mede 6,22 polegadas com resolução HD+ (1520×720 pixels), proporção 19:9, 400 nits de brilho e vidro com proteção Gorilla Glass 5. Ainda na parte frontal, temos um notch em formato de gota que abriga uma câmera dedicada a selfies de 8 MP (f/2,2).
Por dentro, a Xiaomi inseriu um processador Snapdragon 439, que traz oito núcleos de até 1,95 GHz, aliado a 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansível via microSD de até 512 GB. Esse é um dos chipsets mais simples da Qualcomm, então o desempenho do Redmi 8A não surpreende. Ainda assim, ele consegue rodar os apps do dia a dia sem muitos problemas, mas jogos pesados podem apresentar travamentos e lentidão.
No departamento de câmeras, a fabricante chinesa foi modesta e colocou apenas um único sensor de 12 MP (f/1,8) na traseira do aparelho. Os recursos oferecidos incluem: foco PDAF de pixel duplo, panorama e flash LED para auxiliar nas fotos noturnas. Em gravação de vídeos, o Redmi 8A filma em até Full HD a 30 fps.
Para manter o dispositivo ligado, a Xiaomi implementou uma bateria de 5.000 mAh. Esse número entrega uma autonomia interessante, especialmente devido a tela de menor resolução e processador mais básico. Dentro da caixa, a empresa envia um carregador rápido de 18W.
O Redmi 8A ainda chega ao mercado com Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.2, GPS com A-GPS, GLONASS e BDS, 4G, Dual-SIM, porta USB-C e entrada de 3,5 mm para fones de ouvido.