Tecnocast Legislação

Tecnocast 252 – O Google deve pagar pelas notícias?

Josué de Oliveira
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A relação entre a imprensa e as plataformas digitais é marcada por tensões. Uma delas é sobre o uso do conteúdo jornalístico. É justo que o Google e outras grandes empresas se beneficiem do material produzido pelos veículos sem compensá-los financeiramente? Para alguns, a resposta é não, e cabe às plataformas remunerar o jornalismo.

Tecnocast 252 – O Google deve pagar pelas notícias? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Tecnocast 252 – O Google deve pagar pelas notícias? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mas como se daria essa remuneração? O que é o uso justo de uma notícia? E quem decide, afinal de contas, o que é jornalismo? Para entender melhor a proposta de remuneração do jornalismo pelas plataformas, conversamos hoje com Marina Pita, pesquisadora e conselheira na organização Intervozes. Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Créditos

Assine o Tecnocast

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque