O Google lançou nesta semana um novo aplicativo, o Inbox, que promete ser uma caixa de entrada mais útil, inclusive com lembretes de atividades que você tem a fazer. Por enquanto, ele só pode ser baixado com um convite enviado por quem já o tem ou pelo próprio Google e está disponível para iOS e para Android.

O aplicativo foi criado pela equipe do Gmail e tem várias similaridades com o próprio app de email do Google, inclusive compartilhando funções desse serviço e disfarçando isso com outros nomes e ícones. Só que, pelos extras, dá até para pensar em aposentar o app padrão e utilizar só o Inbox.

A primeira diferença que se nota dele para o Gmail está no design da interface. O Material Design do Google é utilizado no aplicativo, resultando numa interface mais colorida, porém limpa.

inbox abre

O aplicativo mostra, junto do email enviado, miniaturas dos anexos, convites para eventos e outras informações importantes, como reservas de vôos, restaurantes e hotéis. Dessa forma, não é necessário abrir a mensagem para encontrá-las ou para interagir com elas: dá para clicar em informações dessas miniaturas, ou seja, confirmar a presença num evento ou abrir uma foto, por exemplo, direto da caixa de entrada.

Também é bem fácil enviar emails: basta tocar no + no canto inferior direito. Um pequeno menu surge com os três últimos endereços para os quais você escreveu, a opção de criar um novo Lembrete (logo chego nisso) e escrever uma nova mensagem.

inbox escrever

Assim como as abas do Gmail fazem, o Inbox também separa automaticamente seus emails por Categorias, como Compras, Promoções ou Fóruns. Ao serem catalogados, ficam agrupados em um único espaço na caixa de entrada e, ao tocar nele, pode-se ver todas. Também dá para eliminá-las de uma vez da caixa de entrada; basta deslizar para a direita, como se faz com cards do Google Now, ou abrir o grupo e tocar no ícone de “check”.

Fazer isso marca o email como Concluído. Ou seja, significa que você não quer vê-lo agora, mas ele não é apagado: você pode reencontrá-lo – e devolvê-lo à caixa de entrada, se precisar – no Menu. Para apagar, é necessário abrir a mensagem, clicar nos três pontinhos na parte superior e, então, “Mover para Lixeira”.

inbox menu

No Menu, você pode alternar entre contas – para quem tem mais de uma cadastrada no smartphone, todas são automaticamente colocadas no Inbox – , ver mensagens Adiadas e Concluídas, Rascunhos, Lixeira, Spam e navegar entre as categorias. As que já são criadas pelo Google são Viagens, Compras, Finanças, Social, Atualizações, Fóruns e Promoções, mas dá para criar outras como quiser.

O Inbox também tem uma versão web praticamente idêntica ao aplicativo. Funciona da mesma maneira, mas o design não é tão convidativo quanto no smartphone; no computador, prefiro o tradicional Gmail por enquanto.

inbox web

Lembretes e agendamentos

A função mais diferente do Inbox é a de criar Lembretes. Isso é feito no mesmo menu para escrever novos emails.

Ao selecionar Lembretes, é aberta uma nova página, na qual você escreve o recado que quer deixar para você mesmo, e é possível agendá-lo diretamente dali: é só tocar no ícone do relógio e escolher o dia e horário ou local em que quer ser lembrado disso – deixar um lembrete para comprar leite no mercado pela manhã talvez faça com que você esqueça isso enquanto faz compras. Mas, ao ser lembrado ao chegar no mercado, é impossível esquecer.

A função de agendamento também está disponível para emails e funciona da mesma forma: basta abrir a mensagem, tocar no ícone do relógio e escolher quando ou onde quer vê-los.

inbox agendamento

A intenção do Inbox parece ser tornar o seu app de emails um pouco mais pessoal, de modo que trabalhe para você, deixando à mão as informações que procura quando precisar delas.

Acredito que seu diferencial em relação a outros aplicativos de email – inclusive o próprio Gmail – esteja nessa função de agendamento, que dispensa o uso de aplicativos de listas, apesar do design também ser bastante convidativo e um ponto positivo no Inbox. No entanto, não o achei tão intuitivo; demorei um bom tempo para notar o + no canto para criar novos emails e mais ainda para ver que era ali mesmo que criava novos Lembretes.

Aproveitar as diferentes categorias também não é algo muito claro para mim, mas talvez seja porque não uso abas no Gmail e não estou acostumada com isso. Inclusive, ao abrir o que o Inbox armazenou em Promoções, encontrei emails importantes que não deveriam estar ali; se tivesse dado um Concluído no grupo todo, passaria um bom tempo depois atrás dessas mensagens.

Por enquanto, o Inbox está disponível somente para algumas pessoas por meio de convite. Você pode tentar  um diretamente com o Google no site do Inbox.

Receba mais sobre Inbox by Gmail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados