Ir para o conteúdo.

Início » Banda Larga e Telecomunicações Nacional » Anatel exige pelo menos 20% da velocidade de banda larga contratada a partir de hoje

Começa a valer a partir desta quinta-feira (01) as novas regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) relacionadas à velocidade mínima que prestadoras de banda larga fixa devem garantir aos assinantes do serviço. Neste primeiro momento a regulação determina que 20% da velocidade contratada seja obrigatória para todas as conexões de banda larga.

A Anatel exige que a velocidade mínima de 20% seja atingida em 95% das medições realizadas. A regulamentação da agência também dispõe sobre a velocidade média obrigatória de 60% que deve ser atingida mensalmente a partir de dados colhidos ao longo do período.

Em se tratando de velocidade mínima ficou acordado o seguinte cronograma: 20% no primeiro ano; 30% no segundo; e 40% no terceiro ano de regulamentação. Da mesma forma, a velocidade média exigida subirá com o tempo: 60% no primeiro ano; 70% no segundo ano; e 80% a partir de novembro de 2014.

Whitebox fabricado pela TP-Link

Whitebox fabricado pela TP-Link

Entidades de defesa do consumidor afirmam que o assinante tem o direito de encerrar o contrato de prestação de serviço sem ônus caso a conexão não chegue aos 20% da velocidade contratada.

As operadoras tiveram um ano para se adaptar às novas regras.

Também nessa semana começa o programa de medição de qualidade de banda larga. Voluntários do Rio de Janeiro receberam aparelhos chamados de whitebox. Eles ficam acoplados ao roteador de casa para registrar as velocidades atingidas pelo cliente durante a navegação. De acordo com a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ), os whitebox utilizados no Brasil são fornecidos pela TP-Link e funcionam em modo Bridge.

A EAQ fica responsável por receber e analisar os dados obtidos com os aparelhos whitebox. Testes de download, upload, latência, perda de pacotes de dados e jitter (variação de latência) são feitos quando a conexão fica ociosa. De acordo com a Anatel, a firma de auditoria PriceWaterhouseCoopers trabalha no programa.

Os aparelhos de whitebox utilizam software fornecido pela empresa SamKnows. A EAQ esclarece em seu site que não obtém acesso aos conteúdos acessados pelos assinantes. Também no site da entidade tem o teste oficial de velocidade de banda larga baseado na tecnologia Java.

55 Comentários (Deixe o seu!)

  • Marcus VBP
    39c

    aff… A Bia Kunze bem disse no twitter: legal seria se o consumidor tivesse que pagar até 20% da fatura da banda larga todo mês.

    • Raph4
      759c

      Hello botão de joinha, cadê você nessas horas? :P

  • rafaholanda
    55c

    Hahahaha e as operadoras piram.

  • Vicenzo Terçariol
    6c

    A unica coisa q eu senti de diferente no meu net virtua de 1MB foi o upload que tambem está a 1mb. normalmente era 200~500Kb com sorte.

  • Rodolfo Pozzi
    2c

    Velocidade MÍNIMA em 20%.
    E o brasileiro JURA que isso é uma vitória né? Serviço ridículo, vendido a um preço exorbitante e nós temos que ficar felizes com 20% DA BANDA SER GARANTIDO POR LEI.
    Pra mim o mínimo era 80% dessa velocidade ridícula, e ainda assim deveria ter uma pena mais rígida a falta de constância no serviço!
    Brasil, um país de tolos! hahaha

    • Vitor Valadares
      15c

      Amigo, leia o texto, sim?

      “80% a partir de novembro de 2014.”

      • Roberto Frota
        1c

        Vitor Valadares, leia o texto, sim?
        “… a velocidade MÉDIA exigida … 80% a partir de novembro de 2014.”

    • Everton Kozloski
      1c

      Tenho Velox. Meu downstream line rate no modem baixou para 7997 e ficou fixado nisso. ou seja pago 10 mb e recebo 8mb, isso porque esse e o link que “eles querem me mandar”, quando ligo no sac eles enrolam , um fala que vai mandar um tecnico, que nunca veio, outro que e a distancia da caixa (duas semanas atras estava 10 mb). a ultima atendente foi categorica: ” A oi so e obrigada a fornecer 60% da velocidade, se voce tem 8mb ja esta muito bom! Isso sao regras da Anatel!”
      Outra: Veio aqui um pessoal da OI com uma conversa de “preocupados com o consumidor, buscar alternativas… “e bla-bla-bla! fizeram perguntas sobre o que poderia melhorar, eu falei que queria meu plano antigo, que era mais barato, como estava antes de mudar o endereço da linha, eles falaram “tdo bem, assine aqui” resultado, meu plano subiu R$ 100,00 ainda me colocaram mais um celular pos pago, sem que sequer tivesem tocado no assunto , chip que nunca vi alias, so recebo o boleto para pagamento.

  • Rodolfo Pozzi
    2c

    Agora todas as operadores tem a possibilidade de vender 10megas e entregar 2megas, PARA TODO MUNDO. Ninguém percebeu que era o que elas precisavam pra abrir mais ainda a porta de vendas e banda livre para outros clientes? uahuhauhuhauuah

    • YanGM
      1c

      Antes garantiam 10% da banda, amigo.

  • Fabiano Souza
    2c

    PT venham testa aqui no ACRE em especial Cruzeiro do Sul, quero ver qual será desculpa da OI.

  • Hélio Affonso Da Ré
    1c

    Referente ao upload da Net muitos clientes já sentiram essa diferença. Quero saber quando a Sr.a OI vai aumentar o upload do Velox e se enquadrar nessas nova exigência pois de todas as operadoras que conheço ela é a única com upload medíocre. Imagina um plano de 10Mbps com upload de 512Kbps chega a ser piada. Enquanto na Net o plano de 1Mbps têm upload de 1Mbps.

  • Enjoy Mufasa
    61c

    vou ler esta historia para meu Boi

    • Rafael
      85c

      quem sabe ele dorme né…

  • Fabio
    106c

    20% na taxa de transmissão instantânea, não? Compare isso com os EUA, por exemplo, o Brasil está chegando lá !!! Excelente notícia !!!

    • Yago G. Oliveira
      445c

      Não compare com os EUA por favor, compare com a Coréia ou Japão, aquilo sim é conexão de verdade.
      Andamos devagar pq tudo é baseado nesse país hipócrita e rídiculo (eua) dá licença. Olhando para os asiáticos, vamos mais longe.

      • Kessler
        1723c

        Tanto o Brasil quanto os EUA são países de tamanho continental, amigão. Comparar com países pequenos como a Coréia que é burrice.

  • Lucas Herrera
    327c

    Eu sinceramente não sei porque motivo todo mundo fica chorando por isso.
    Eu já tive problema com a NET na questão de velocidade e nunca ouvi desculpas que eles só garantiam 10 % da velocidade.
    Se a minha velocidade não estiver 100 % do contratado, eu ligo lá e reclamo e eles sempre me atendem pra resolver o problema.
    Isso daí é apenas questão de contrato.

    • augustonz
      1c

      Então vc recebe 100%? Diga quanto é o seu plano e a velocidade máxima do seu download por favor.

      • Denis
        841c

        Na verdade receber 100% aqui no Brasil não é tão difícil, pois os planos são vendidos em MegabIts e não em Megabytes, convertendo 1 Megabit para 1 Megabyte percebe-se que a velocidade é de 128 KBytesPS.

        • Caio The Brain
          2c

          E o que tem a ver uma coisa com a outra?

        • paulomarcelo
          138c

          Essa parada de vender por Megabit é o pulo do gato das operadoras.

          10 Megabits = 1 megabyte real.

          Tudo na malandragiii

          • Lucas Herrera
            327c

            Eu não tenho certeza mas eu acho que é assim no mundo inteiro.

            • Correto, no mundo inteiro é assim. Ainda não vi em nenhum lugar do mundo vender a Megabyte…

        • Kessler
          1723c

          Em qualquer país do mundo é assim.

        • Lucas Herrera
          327c

          Eu acho que no mundo inteiro é assim.

      • Kessler
        1723c

        Eu recebo mais de 90% da minha velocidade constantemente com a NET.

        10Mbps, download sempre nos 1.2MB/s.

        • Diego Nobrega
          1c

          Aí que ta a treta parceiro! O correto de 100% do seu down constante deveria ser de quase 10Mb/s. Mas eles vendem em Megabit que se converter vira 1024Kb/s de down (100%) ofuscado!
          sacou?

      • Lucas Herrera
        327c

        O meu plano é de 10 megas e com frequência eu consigo fazer downloads de a mais de 1 MB.
        Mas lógico que isso só acontece quando o servidor que está mandando é muito bom também o que raramente acontece.

  • @mos_axz
    1069c

    Pessoal está reclamando. Tem que entender que as mudanças tem que ocorrer aos poucos, porque nenhuma empresa está disposta a fazer investimentos altíssimos de uma só vez para conseguir funcionar. Devemos comemorar, com algum ceticismo e calma, essa mudança. A propósito, tudo que eu tinha pra falar sobre isso foi resumido em um tweet: https://twitter.com/Anatel_homologa/status/264072850795790337

  • Alex Cavalcante
    1c

    Estava todo feliz hoje achando que a minha internet ia aumentar a velocidade para os míseros 20%, qual foi a minha surpresa quando ligo para a Vivo aqui em São Paulo perguntando sobre o aumento da velocidade e o atendente me responde que já tenho uma solicitação para aumento de velocidade, só que tive que explicar para ele que diante dessa nova norma da Anatel eles já teriam que ter aumentado a velocidade sem eu pedir, deixei bem claro para ele que a Vivo não cumpriu a Resolução, peguei o número do protocolo e deixei avisado que iria entrar em contato com a Anatel e foi o que eu fiz, só que como acredito em papai noel e coelhinho da páscoa e até em Saci que foi o dia dele ontem, vou acreditar que Vivo vai aumentar a minha velocidade sim, o mês que prometo pagar só 10% do valor do speedy.

  • Ederlani Gonçalves
    1c

    Eu fiz as medições aqui no meu modem e não mudou exatamente nada… continuam os míseros 10%, Usuário Velox em Rio de Janeiro. Será que amanhã muda?

  • Como será esse processo, já que no Brasil eles vendem em Megabit, tipo, o sinal de ADSL chega em meu modem 10Megabit, ele vai ter que chegar 20Megabit agora para poder baixar a 2MB/s(20% do que estou pagando, ou seja, 10MB)? tem algo errado nisso ai….

    • Caio The Brain
      2c

      Thiago, uma coisa não tem a ver com a outra.

      2 MB/s NÃO É 20% de 10 Mbps.

      1 MB/s = 8 Mbps

      logo, 2 MB/s = 16 Mbps

      finalizando, 20% do seu plano de 10 Mbps corresponde a 250 kB/s

    • paulomarcelo
      138c

      Acredito que não é bem isso.
      Os planos continuaram a ser vendidos em Megabits.

      Ex: Hoje, eles vendem 10 megabits e a gente recebe 1 megabyte.
      E as operadoras, por contrato que todos aceitam e se não aceitar fica sem internet, eles podem entregar 100kbps. 10% do contratado, que é reais 1 megabyte.

      Pelo menos eu entendi a lei dessa forma.

      • Lucas Herrera
        327c

        Eu acho que você quis dizer que é 10 % do contratado seria real um megabit.

    • Kessler
      1723c

      Errado. Se você recebe 1MB/s de uma banda de 10mbps, você está já recebendo 80% da capacidade MÁXIMA, sem contar overhead.

      1MB/s = 8Mbps.

      Isso não tem nada a ver com os 10% que são exigência contratual de MÍNIMO.

  • Fabricio Neves
    250c

    Primeiro a galera deveria entender a diferenca de Mega bits (valor utilizado pelas empresas provedoras de acesso) para Mega Byte.
    Sem esse entendimento, continuaremos lendo absurdos como alguns postados aí pra cima.

  • Antonio Lucas Oliveira
    1c

    Tentei usar o teste oficial de medição, mas no Linux nao foi, ficava travado nunca terminava. No windows de minha namorada consegui fazer o teste. Uma pena que não haja essa preocupação por parte da Anatel

  • smarts fat
    1c

    Essa uma lei é uma farsa ! Mas uma para coleção dos brasileiros ! As leis são feitas sob medidas para operdoas que acharam no Brasil um paraíso de lucro aonde não são pertubadas por ninguém.
    De vez em quando alguem as enche o saco e esse alguem são os consumidores que são tratados pelas operadoras feitos lixo e são usados somente para pagar acconta e gerar o lucro, lucro esse altissimo que em nada é retornado de volta em infra-estrutura que esta ultra ultra passada no Brasil com um barda larga atrasadíssima e a lenha em um páis que vai recebe Copa, Olimpíadas é piada de extremo mau gosto! Ex: para quem tem intenet de Fibra (que não tem perda) nada muda eles lhe entregam como sempre 10% do que vc paga e com esse lei nada mudou e nem vai mudar vão continuar lhe entregando os mesmo 10%……ou seja seja tal lei é uma farsa. Nada vai mudar para as operdadoras como sempre….continuarão fazendo do consumidor um mero detalhe para ter lucro apenas e trtatando -o feito idiotas, puro lixo !

  • Charles B Fardo
    1c

    Bom Fico Pensando se na hora de pagar minha fatura poderia, pagar apenas 20% pra prestadora do serviço ? Sera que ficariam contente ?

  • Julio César
    1c

    Pessoal vou tentar explicar

    é assim

    vc contrata um pacote de 10 Mega bits, que equivalem a taxa de download de +/- 1.3 Mega Bytes por segundo, mais tem operadoras que só entregão 10% desses 1.3 Mega Bytes = 130 Kbps agr Com a lei elas vão passar a entregar no minimo 20% que é 260Kbps

    se vc ja recebia mais de 130Kbps eles não erão obrigados a te dar mais nada agr com os 20%
    eles tem que te dar 260Kbps .

    E se a sua é como a minha net virtua que nunca sai dos 1.3 mbps agradeça a eles porque eles só são o brigados a te dar 260kbps

    Simples mas complicado

  • Guru Tama
    2c

    isto não significa nada, estas determinações da anatel, pois as operadoras podem diminuir o plano de dados fornecido. esta determinação apenas impede um pouco a propaganda enganosa, nada mais.

    o que aconteceu: a vivo aqui em catanduva, operadora 3g, diminuiu a banda de 1.3 mega para 512kbps.

    ou seja, no final esta merda terminou em pizza…..

  • Guru Tama
    2c

    uma boa regra da anatel seria de a operadora fornecesse 20% da velocidade máxima, 100% da velocidade máxima, e fosse impedida de diminuir sua velocidade padrão. aí sim o bicho iria pegar.

  • marcus rerre
    6c

    então a NETvirtua está cumprindo né?
    tenho NET de 20 megas (mas sempre fica em 21 o download)
    E a velocidade de upload está exatamente 20% de 21 ou seja, uns 4,3 megas(500KByte/s)

  • Leandro B Tamarez
    1c

    A internet brasileira anunciada como sendo de “1 mega” na verdade é de 1 megabit por segundo (e não 1 megabyte por segundo). Isso equivale a 128 kB/s (quilobytes por segundo), que é a velocidade real que se consegue atingir. ou seja uma lei que nao serve pra bosta nenhuma fica descutindo seculos pra fazer uma lei babaca dessa ou seja si meu vivo speedy de 1 mega estiver com velocidade de 30 kbps eu nao tenho direito nem de reclamar porque eles ainda estao no regulamento do minimo de 20 % ‘e pra rir uma lei dessa

  • Resumindo tudo: A Anatel está "regulamentando" à favor das operadoras. Lembro que antes dessa palhaçada de 20, 40, 60 e etc. %, as operadora entregavam 10% da banda contratada, mas isso se referia a Taxa de Transferência de dados e não sobre o serviço contratado que é anunciado nos sites das operadoras. Eu tinha internet de 1MB (ôoÔÔõõ) da Telemar/Oi. Nas medições em velocímetros da sempre menos de 1MB, porém, raramente abaixo de 700Kbps. Agora na hora de transferir (baixar) um arquivo geralmente conseguia bater 100Kbps de TAXA DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS que da justamente 10% da banda contrata de 1MB. Ai veio a tal da Franquia de Dados (lembra da taxa de transferência?) que em São Luís-MA, foi iniciada por essa bosta de Oi Telemar. Proto! Ferrou tudo. Agora o mercado gira também em torno disso e a bosta da Anatel resolveu dar uma mãozona às operadoras com esse regulamento de merda que fere mais ainda o CDC e é uma afrontar a todo consumidor Brasileiro, seja ele PF ou PJ. Quando fiquei sabendo dessa regulamentação (mínimo de 20%) associei imediatamente a meus antigos 1MB com 10% sobre isso. Pensei!: Agora sim!!! eis a Anatel que todos os brasileiros queriam ver. Agora contrato Net Virtua 20MB e terei 20% em Taxa de Transferência de dados que "seria" (pela lógica antiga do 1MB) 20% de 20MB (em taxa de transferência – baixar) é igual a baixar arquivos (filmes, música e etc.) a uma taxe de 4Mbps (corrijam-me se errei). Mas na verdade é uma pegadinha desagradável ao consumidor, porque as operados agora podem entregar o que quiserem, fazer PROPAGANDA ENGANOSA, mandar o consumidor tomar no cú e não acontecer nada pq não há o que reclamar de uma regulamentação de um "órgão regulador". Agora vou começar um campanha contra a própria Anatel para "revogar" essa bosta de resolução de privilegia mais ainda as operadora. Hoje mesmo vou ligar para a ouvidoria, que provavelmente é surda, e questionar essa palhaçada. Vamos nos juntar e começar a arregaçar as mangas e deixar só de reclamar do péssimo serviço dessas operadora. Façam sua parte, pois começarei a fazer a minha. Até mais.

    • João Victor Moreira Adame

      Amaro, na verdade, a pegadinha que elas (Operadoras) pregam sobre os consumidores esta na nomenclatura que eles utilizam, no contrato eles falam MegaBit e nao o conhecido pelos consumidores (e que eles pensam que é a menor unidade na maioria dos casos)que é o MegaByte. Primeiro temos que saber oque é cada um, um bit é a menor unidade de medida de um computador, sendo 0 ou 1, onde 1 representa um pulso elétrico, e 0, nenhum pulso. Já o Byte, nada mais é do que uma sequencia de 8 bits.A sigla Kbps significa KiloBytes por segundo. 1 Megabit(Um dos menores pacotes de operadores, o mesmo que o meu por sinal) seriam 1024 bits, o que nos da 128 Bytes (1024/8=128), assim, medida em um testador de conexão, lhe daria 128kbps. Essa porcentagem que a Anatel esta regularizando, na verdade é a taxa de transferência, mais conhecido como Ping pelos gamers, essa taxa nao é constante, existe uma grande oscilação, a Anatel esta regularizando justamente esta oscilação de transferência de dados, que agora, nao pode ser menor (Ou maior, me enrolei agora '-') que 20% do pacote contratado, ate chegar a 80%. Cheguei atrasado mas deixei meu comentário :D.

    • Vou pagar 20% do valor da fatura também.

    • João Victor Moreira Adame, entendo suas explicações e sim essa é uma das pegadinhas. Mas estou me referindo ao que é vendido com em relação à norma da Anatel que ajudou a ferrar com todo mundo e premiar as operadoras. Resumindo, eu pago 20 (o que quer quer seja) e recebo 20% disso que é vendido, anunciado e não a taxa de transferência. Propaganda enganosa e por que não furto descarado. Se assim for, devo pagar apenas 20% da conta e não 100%.

  • gkarlos.gomes
    1c

    A reciprocidade deveria ser aplicada. Recebeu 10% do que contratou? Paga 10% do que acordou, simples! Vá pagar 10% que eles cancelam o serviço, jogam uma multa no saldo e seu nome vai para o SPC. Tenho 20MB… neste exato momento estou medindo 510KB de download. Nunca excedeu 4MB desde que comecei a medir.

  • pessoal vai em juizados de pequenas causas e exige abatimento proporcional.

  • A noticia não tem data.

  • Jose Celso Azevedo
    1c

    gostei do comentário se o codigo de defesa do consumidor diz que o cliente tem direito de receber o que comprou, porque eu pago 100% de um e só recebo 20% do mesmo minha internet é de 10 megas de dowload mais minha taxa de upload não chega a 5% liguei reclamando e eles me disseram que isto é normal para minha internet.
    se eu vender um produto e não entregar o que vendi posso até ir preso,e com eles não acontesse nada que pais é esse.

  • Rangel Baterista
    1c

    Legal mesmo é quando a empresa no caso a GVT vende serviços em seu nome sem você ser notificado, sem você permitir e agora fica tentando se retratar? Não eles nem querem saber…

    Uma pena uma nação dessas ser conduzida dessa forma.

    Mas tenho meus meios e isso só resta uma pena, e ganho claro eu, por vender sem permissão.

    Já está tudo engatilhado e certo pra que eu ganhe a causa. GVT, valeu estou mesmo precisando de uma graninha extra. Danos vai compensar.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.