Galaxy X recebe atualização para o Android 4.1 Jelly Bean

Proprietários do Galaxy S III também podem instalar a nova versão.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Demorou mas chegou. Cinco meses após o Google anunciar o Android 4.1 Jelly Bean, a Samsung começou a liberar a atualização para os proprietários do Galaxy X, versão nacional do Galaxy Nexus. No comunicado à imprensa, a fabricante coreana confirma que o Galaxy S III brasileiro também está recebendo a nova versão, que começou a ser distribuída há duas semanas.

O Android 4.1 inclui o Project Butter, que usa buffer triplo e processamento paralelo para deixar as animações do sistema mais fluídas. Também há uma central de notificações redesenhada, que exibe mais informações e permite que você interaja com o aplicativo dali mesmo — se alguém enviar uma mensagem, é possível respondê-la ou ligar para a pessoa rapidamente. Outra novidade é o Google Now, um assistente que antecipa suas necessidades.

Leia mais: Em mãos: Android 4.1 Jelly Bean

Mas por que o Galaxy X demorou tanto para receber esta atualização? O Galaxy X não é um Nexus? Não, o aparelho vendido no mercado nacional tem o mesmo hardware do Galaxy Nexus vendido no exterior, mas recebe um nome diferente para evitar uma disputa judicial com a Nexus Telecom e também possui pequenas modificações no sistema para atender às exigências do mercado brasileiro, logo, não recebe atualizações do Google — elas ficam a cargo da Samsung. Se você não quer esperar tanto, a saída é instalar a ROM original do Google usando o Galaxy Nexus Toolkit.

A nova versão está sendo liberada aos poucos, então tenha paciência. Para verificar se o Android 4.1 já está disponível para você, acesse o menu de Configurações, entre em Sobre o telefone, toque em Atualizações do sistema e depois em Verificar agora. A Samsung também sugere outras duas maneiras de atualizar seu aparelho: visitar uma loja autorizada ou então usar o Kies, no caso do Galaxy S III (o Galaxy X não é reconhecido pelo programa).

Leia mais: Em mãos: Android 4.2 Jelly Bean

Entramos em contato com a Samsung para verificar se há alguma previsão para o Galaxy X receber a atualização para o Android 4.2 — que o Galaxy Nexus já recebeu. A assessoria ainda não nos respondeu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados