O mouse e o megafone

"Ainda que você tenha 5 seguidores no Twitter, você não está numa mesa de bar."

Bia Kunze
Por
• Atualizado há 2 semanas

Imagine-se caminhando por uma praça pública onde circulam cerca de 1.000 pessoas. De megafone em punho, você faz uma declaração racista. O que aconteceria? Excetuando-se a possibilidade da agressão física imediata, dá para fazer um paralelo desta situação com a internet em tempos de redes sociais. Dentre as 1.000 pessoas, um tanto se indignou, outro tanto ignorou, e outra parcela passou a mensagem para frente. Difícil saber o número total de pessoas que acabou recebendo a mensagem, mas foi o suficiente para que a Justiça entrasse em ação.

E quem acha que isso não dá em nada, errou. Recentemente, a estudante de Direito que declarou no Twitter que nordestinos eram lixo e deveriam ser afogados foi processada.

Palavras de uma estudante de Direito

Agora as empresas estão advertindo funcionários que se posicionam nas redes sociais a respeito de assuntos polêmicos, como a Marcha das Vadias, da Maconha, da Liberdade de Expressão, dos ciclistas pelados… Qualquer coisa que quebre o decoro na visão dos gestores. Até mesmo sobre políticos de conduta duvidosa. Semana passada, isso aconteceu com um conhecido meu. O Facebook dele é pessoal, mas uma opinião emitida acerca de um ministro recém-demitido custou-lhe uma advertência da multinacional onde trabalha.

Exagero? Talvez sim, talvez não.

Nunca se falou tanto em liberdade de expressão. Há quem não goste de negros ou gays, e usuários de maconha que se dizem cerceados quando manifestam suas idéias.

De fato, somos livres para dizer o que quisermos. Contudo, vivemos num Estado de Direito, e é justamente para mantermos uma sociedade livre e sadia, prezando o respeito mútuo, que existe o Código Penal. Sua opinião não é cerceada, desde que se saiba fazê-la, sem correr o risco de incitar o ódio ou fazer apologia a substâncias proibidas.

É possível, por exemplo, ser favorável a descriminalização da maconha sem fazer apologia. Vide o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Só que, nas redes sociais, há quem não meça o poder das palavras e pensa que está numa mesa de bar. O pior que se pode acontecer depois de contar uma anedota racista é alguém achar a piada ruim. Nas redes sociais não funciona assim — é esse o erro de muitos internautas novatos.

Não, ainda que você tenha 4 ou 5 seguidores no Twitter, você não está numa mesa de bar. Ou melhor, pode até estar, mas seria o equivalente a subir em cima da mesa com um megafone na mão. Qualquer um pode acessar o seu perfil e ler suas postagens. No fundo, nem o Messenger está a salvo: embora as conversas por mensagens instantâneas sejam privadas, elas podem ser no futuro acessadas mediante liminar judicial. Como as conversas telefônicas.

No meio corporativo, o assunto é ainda mais delicado. Não é preciso explicitamente fazer apologia a um crime para ser demitido por justa causa. Basta posicionar-se a respeito de alguma notícia polêmica. Mas a metáfora do megafone continua valendo. Você circularia pelos corredores da sua empresa dizendo algumas verdades para quem quiser ouvir? Há corporações mais liberais e outras mais conservadoras, porém em ambas um desabafo público pode trazer consequências desagradáveis.

Se você ainda acha que internet é terra de ninguém, precisa rever seus conceitos. É possível abrir blogs e perfis usando pseudônimos para ofender a terceiros ou incitar o crime. Mas anônimo ninguém jamais será. Quem sair da linha pode ser facilmente rastreado, e quando se chegar ao destino final, o autor terá que responder pelos seus atos. Exatamente como seria se você fosse em praça pública portando um megafone… Só que usando uma burca!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bia Kunze

Bia Kunze

Ex-colunista

Bia Kunze é consultora e palestrante em tecnologia móvel e novas mídias. Foi colunista no Tecnoblog entre 2009 e 2013, escrevendo sobre temas relacionados a sua área de conhecimento como smartphones e internet. Ela também criou o blog Garota Sem Fio e o podcast PodSemFio. O programa foi um dos vencedores do concurso The Best Of The Blogs, da empresa alemã Deutsche Welle, em 2006.

Relacionados