Início » Internet » Google+ ganha mais espaço nas páginas do Orkut

Google+ ganha mais espaço nas páginas do Orkut

Rede social antiga recomenda fotos e vídeos da rede social nova.

Avatar Por

Se o Orkut ainda existe? Claro que existe! Embora esteja sofrendo com o abandono semitotal agora que o Google dedica todos os esforços à rede social Google+, aquela que foi inventada para trazer o "social" para a web como um todo. Para completar esse quadro, a equipe que desenvolve novas ferramentas para a antiga rede social avisou nessa semana que alguns recursos do Google+ vão pipocar nas páginas do Orkut.

Talvez... Vai saber

Talvez... Vai saber

Ainda é coisa pouca. Mas também é um começo para algo inevitável: transformar todos os usuários do Orkut em usuários do Google+. O Google do Brasil promete avisar quando conteúdo interessante do Google+ estiver disponível por meio de uma caixa em que se lê "Talvez você goste no Google+". Não precisa ser nenhum gênio para entender que, na verdade, o Google está dizendo "Talvez você devesse vir para a nossa nova rede social e deixar este moribundo Orkut de lado". Palavras minhas, não do buscador, ok?

Vale lembrar que o Google tem colocado outros recursos no ar para atrair a audiência de novos usuários do Plus. Por exemplo, lançaram uma ferramenta em maio para integrar automaticamente um perfil do Orkut com o Google+ (e vice-versa). Mais recentemente, vieram com o superchat chamada Hangout da rede social para o Gmail. Só que, para funcionar incrivelmente bem como o buscador propagandeia, precisa ter uma conta no Google+. Sem falar na oportunidade de modificar aquele nome de usuário vergonhoso do YouTube – só se tiver uma conta da rede social.

Nada contra o Google+. Não de minha parte. Só queria saber mesmo o que o Google ainda pretende fazer com o Orkut. A rede social liderou somente em dois países: o nosso risonho e límpido Brasil e a Índia de "Quem quer ser um milionário".

O Google diz que vai avisar sobre notícias, fotos e vídeos de "celebridades, empresas e personalidades" que usam a plataforma. Não apareceu no seu perfil do Orkut? "É porque precisamos de um "empurrãozinho extra" para entender melhor os seus interesses. Basta circular algumas pessoas no Google+ e aguardar as sugestões!"

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lila
Sim, com palavras e opiniões que vão se perdendo de um dia para o outro, num fundo branco.

Realmente, muito útil.
Lila
FB = Interação de quantidade e baixa qualidade. Quando o Orkut e suas poucas comunidades ativas se findarem, estarei órfã de coisa que preste nas redes sociais.
@filipo_tardim
No dia que o Google+ tiver comunidades como o Orkut, quem sabe eu migre de vez. Caso contrário, continuo com o Orkut.
Marcus Pessoa
Concordo. É a única coisa que me faz manter o Orkut. Na verdade, eu acho que é a única coisa que faz os usuários do Orkut em geral manterem o seu perfil ativo.
Tiago de Souza
A interface dele tbm está meio atrasada, enjoativa :p
Tirando isso, Orkut ainda é legal :D
Rafael Olah
Eu continuo usando o Orkut como sempre usei, apenas nas comunidades uteis.
Se 99% da população é retardada e entrava em comunidades como eu odeio acordar cedo eu por outro lado entrava em comunidades como Discografias que disponibilizava um acervo monstro de DC's completos do mais raros aos mais comuns.

Emulador dicas e mais dicas de onde pegar Roms raras e como fazer funcionar as mais diversas funções.

Series de TV como SmallVille sempre saiu primeiro no orkut e depois de quase 1 dia ia para os sites.

Hoje estou baixando Continuun e Falling Skies as vezes The Big Bang Theory todas atraves de comunidades, pra mim facebook é um grande lixo de compartilhar piadinhas.

O que estragou o Orkut foi a merda de colocar aqueles recados escrotos de Natal, ANo novo e todos aqueles Spam malditos. De resto funcionava muito bem.
Felipe Lima
Fica a dica GOOGLE:

junta o perfil do Google+ com as Comunidades do Okurt, ambos integrados!

#fikdik
Dicas de
As vezes, parece que a simplicidade do Orkut foi o maior acerto do Google, o G+ mesmo sendo tecnicamente muito superior, ainda vai demorar um tempo para conquistar um público grande!
Turdin
Opa, será que agora a Google ganha mais uns usuários para se juntar com os 8 atuais?!
Jorge
O Facebook tem sim, nas páginas, tem grupos e é bem bacana. É só participar de discussões!
orion
tenho meu orkut desde sempre apenas pelas comunidades
Márcio Gomes
Sim, era uma "experiência social" muito primitiva. Mas lembre-se que isso foi há 7 anos atrás: o cenário da web era muito diferente que a de hoje, não havia essa ideia de serviços integrados de ponta a ponta. O principal objetivo das pessoas não eram compartilhar coisas, mas sim interagir com outras pessoas, e foi por isso que (pelo menos pra mim) Orkut foi marcante, pois ela era uma rede social bem primitiva, mas que tinha uma identidade única entre os usuários (comunidades, depoimentos - talvez não dê certo hoje, mas todo mundo tem que confessar que adorava receber um - entre outros). O problema do Orkut foi ter esperado muito tempo para integrar outros serviços web (coisa que o Facebook saiu bem na frente) e por isso, ter perdido sua identidade copiando descaradamente seu concorrente.

Bem, pelo menos é isso que eu acho.
Jurássico
Podem falar mal do Orkut hoje, mas atire a primeira pedra quem nunca o usou. É cuspir no prato que comeu.
Lógico que a interatividade do facebook é bem maior, assim como a elevada quantidade de tosqueiras, futilidades, baixarias que são infinitivamente maior. E olhe que não passo de mais de 400 amigos. Fico a imaginar quem tem 1000, 5000 "amigos".
O que talvez ainda segure o Orkut, como dito acima, seja as suas comunidades- as ativas, claro. No Goolge+ parece que ninguém se ligou nisso. Acorda Alice!
@victoygor
Enquanto o Google não levar todo mundo do Orkut pro Google+ eles não vão sossegar!
othon
Pra confessar nunca tive "experiência social" nenhuma com o Orkut. Talvez eu fosse muito novo à época, lá pelos quatorze anos, mas sempre achei o Orkut muito sem graça. A interação social entre amigos sempre foi fraca: a única coisa que você podia fazer pra compartilhar algum conteúdo com alguém era enviando um scrap pra pessoa, e isso é basicamente enviar uma mensagem pra alguém, só que de forma pública! Depoimentos também, o que era aquilo? É uma ideia muito primitiva de rede social, nunca que algo como "depoimentos" daria certo hoje em dia.

Facebook, por outro lado, é uma rede social realmente integrada e que passa uma "experiência social" (seja lá o que for isso) bem mais interativa e, de certa forma, até mesmo mais "adulta" (talvez até tenha uma página chamada "Odeio acordar cedo" no FB, mas com certeza ela não é a página mais curtida da rede, diferente da comunidade de mesmo nome no Orkut)

A única coisa que o Orkut realmente era BOM e que o Facebook ou qualquer outra rede social terá que penar pra conseguir uma experiência como aquela eram suas comunidades. Não sei porque o Google não adapta uma versão com mais funcionalidades para administradores e usuários pro G+...
@Eduardo_F_S
Concordo com o Renan Ferrari, eu não deletei o meu perfil no orkut por causa das comunidades e é o que está faltando no G+
@eduardo_f_s
Concordo com o Renan Ferrari, eu não deletei o meu perfil no orkut por causa das comunidades e é o que está faltando no G+!
Lucas Vieira
Já uso o Face há uns 3 ou 4 anos , e me acostumei com lá, porém, vez ou outra no ano dou um pulo no Orkut por um único motivo, as Comunidades , o orkut pra mim é como se fosse uma central onde eu posso buscar por qualquer tema e achar um fórum (comunidade) com usuários pra tirar minhas dúvidas, se fosse buscar na web fóruns para temas específicos, tomaria muito tempo.
E não vejo o conceito de fóruns de discussão bem desenvolvido no Facebook ou G+ , uma pena.
@TatoGomes
Já passou da hora da Topper patrocinar o Google+...

"Rugbi Google+: Isso ainda vai ser grande no Brasil Mundo"
Renan Ferrari
Coloque comunidades no Google+ e aí a gente conversa de novo, Google.
Hivo Del
É o caminho natural a evolução do Orkut unificado com o G+. O Orkut possui fóruns que nenhuma outra rede social possui. Enquanto seus usuários fieis lá continuarem o Orkut resistirá. Acho que se essa unificação não ocorrer será pior para o Orkut.
Márcio Gomes
Nunca mais vai existir uma rede social com tanto impacto aqui no Brasil como o Orkut. Podem falar do Facebook e de como ele está crescendo, mas o Orkut foi tão marcante que até hoje a gente fala dela (mesmo que mal). Eu pessoalmente nunca tive uma experiência social como a do Orkut, que era um serviço muito foda, pois tinha uma identidade única. O maior erro foi realmente ela ter perdido essa tal identidade, tentando copiar o Facebook e deixando a experiência do usuário muito estranha.
Eu tenho saudades dos velhos tempos do Orkut. Éramos felizes.
YanGM
"Palavras minhas, não do buscador, ok?"

Quantas pessoas nesse universo usam o adjetivo moribundo além do Thássius Veloso?
Impossível confundir, fica sussa.
Guilherme Harrison
Google+ ganha mais espaço nas páginas do quê?
Itzhack
Estou abandonando os serviços do Google aos poucos por conta de situações como a do nosso amigo aí, o Adailton. O Google vive ssacaneando seus usuários. Não consigo recuperar uma conta do Gmail que utilizava muito, criei um no Outlook.com e estou muito satisfeito!!!
Adailton
Eu até linkaria minha conta do Orkut no G+, mas não dá pq minha conta do Google que uso no Gmail, G+ e todos os outro serviços, foi banida do Orkut.
Ententeu? Uso a mesma conta em todos os serviços, menos no Orkut pq foi banida tempos atrás pq botei fotos de personagens de filmes e eles acharam que foi violação de direitos autorais lol