Ok, provavelmente você não conhece mais ninguém que use o Orkut. A maior rede social do Brasil até pouco tempo atrás será descontinuada. A partir de 30 de setembro, o site como conhecemos hoje deixará de existir. Qualquer tipo de atividade, postagem ou testemunhos, não poderá mais ser feito. As informações foram confirmadas ao Tecnoblog pelo Google brasileiro.

A ideia é suspender o cadastro de novas pessoas hoje mesmo. Fiz o teste, mas ao abrir a capa da rede social, ainda aparece o formulário para criar uma nova conta no site. Portanto, se você quer recriar seu perfil no Orkut, a hora é agora! Até o fim desta segunda, a tela abaixo deve desaparecer.

Ainda dá tempo!
Ainda dá tempo!

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o domínio orkut.com deve voltar para as mãos do engenheiro que dá nome à rede social, Orkut Büyükkökten. Ele saiu do Google há quatro meses. Ainda assim, tanto o domínio internacional finalizado em .com quanto o brasileiro orkut.com.br estão registados em nome do Google, seja a matriz ou a subsidiária.

Usuários antigos do Orkut deverão usar uma ferramenta especial para migrar os dados para o Google+, mais recente iniciativa do buscador na chamada web social. Hoje em dia, o Google tenta empurrar o Plus goela abaixo: quando você cria um novo Gmail, numa das primeiras telas aparece a opção de fazer um perfil; e o YouTube adotou a tecnologia do Google+ para exibir os nomes reais dos comentaristas.

“Decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, diz um post que o Google Brasil publicou no blog oficial do Orkut.

Algumas partes da rede social serão preservadas, como informa a página de ajuda do fim do Orkut. Comunidades permanecerão salvas numa espécie de cache para futuros acessos. Existem verdadeiras preciosidades da internet brasileira em meio a tantos tópicos da rede social. Quem não quiser que o nome ou os posts apareçam no Arquivo Eterno do Orkut (chamemos assim) deverá retirar a rede social da conta Google. Diz o buscador: “Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google”.

Atualizado às 10h42.

Receba mais sobre Orkut na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados