Na sexta-feira passada a Motorola percebeu que a pilha de processos abertos contra a Apple nos mais variados países estava pequena demais e por isso decidiu adicionar mais um. A fabricante, agora uma subsidiária do Google, abriu um novo processo contra a empresa da maçã também por infração de patentes. Nesse processo a Motorola pede nada menos do que o bloqueio de importação de aparelhos iOS e também computadores com OS X para os EUA.

Segundo a Motorola, a Apple infringe em sete de suas patentes. Tais patentes envolvem coisas simples, como as notificações de novo email e lembretes dependentes de localização, até coisas mais complicados, como o sistema de reconhecimento de voz do assistente virtual Siri. A empresa também disse que “gostaria de resolver o problema das patentes”, mas a Apple não estaria disposta a licenciá-las.

Ao todo a Motorola pediu à Comissão de Comércio Internacional nos EUA, a ITC, que suspenda a importação de 11 produtos, dentre eles todos os modelos de iPad, iPhone e iPod Touch e todos os modelos de MacBook, além do Mac Mini e até o servidor, Mac Pro. Os documentos encontrados pelo TechCrunch enumeram todas as patentes, mas a que cita especificamente o Siri é a de número 6493673.

Quando o Google comprou a Motorola há alguns meses, levou de brinde o seu portfólio de mais de 17 mil patentes e disse na época que não foi apenas isso que motivou sua compra. Mas parece que a cada dia um novo processo envolvendo essas patentes é aberto, por isso espero que o Google não me culpe por ter a impressão de que o casamento foi motivado pela herança.

Em tempo: daqui a quatro dias sairá o resultado de outro processo aberto há alguns meses em que a Motorola diz que o iPhone infringe em uma patente relacionada a WiFi. No processo a fabricante também pediu ao ITC que impeça a importação do aparelho para os EUA, então se a decisão for a favor dela, a Apple vai ter um pequeno baque econômico.

Atualizado às 14:30 com informações sobre os produtos que infringem patentes e as patentes.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago C. Araújo
A motorola esta certa, se acha que tem a patente e que a APPLE esta utilizando a tecnologia sem pagar royalts tem mais é que processar mesmo.
Calebe
Ixx, vai ser uma caga... hehe
Dennis
Só quero frisar o "merece sofrer bastante".
YanGM
Eu acho que elenão tinha criatividade de ouro... 11 a cada 10 notícias eram sobre quebra de patentes...
Edmilson
Quando a Apple perceber que tem menos patentes que suas concorrentes será tarde demais...
@AntonioVeras
Quem com o ferro fere, com o ferro será ferido.
Blek Zarioky
Cadê aquele cara que fazia manchetes irônicas sobre a guerra de patentes agora?
Forbidden_404
A Apple exigiu quanto mesmo da Samsung pra licenciar suas patentes? HAHAHA FAZ ME RIR (sic)
Forbidden_404
blablablablablabla apple blablablabla certa blablablabla processar mesmo blablablabla Ninguém está dizendo que a Apple não tem direito de proteger suas patentes, o problema é quando ela avacalha o processo todo e, por isso, merece sofrer bastante com o que colheu
Felipe Lima
Já que a Apple não inventa nada, só recriar as coisas de deixa mais bonitinho, se todo mundo precessar seria o fim da maçãzinha.. que doh! :/
Yuri
Claro, se a apple tá errada, ela tem que pagar mesmo.
Fer
A Apple que não está disposta a negociar? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... FAZ ME RIR! "Negociar" para motorola quer dizer "você vai desistir", porque o que a Motorola exige...
@MarcoBarroca
A Appe tbm tem patentes do Siri, eles compraram a tecnologia. Diferente do Android q mudou o protótipo meses dps do iPhone lançar... É óbvio q isso n vai dar em nd, assim como a Samsung falar q tocar musica no celular e receber notificaçao do e-mail infringe patentes dela n vai dar em nd. A Apple está mais do que certa em defender suas patentes e abrir a tecnologia pra ser licenciada. A questao n e limitar concorrencia, é só recener o que lhe é devido.
Rodrigo Reis
Sem duvida nenhuma o Google comprou a Motorola por causa das patentes. Não existe outro motivo para isso :)
Guilherme macedo
O homem das cavernas deveria ter patenteado a roda... Seus descendentes estariam zilionários..... :P
Exibir mais comentários