A Microsoft continua trabalhando para se manter competitiva no mercado de serviços de armazenamento na nuvem. O SkyDrive finalmente ganhou uma lixeira para usuários desastrados e foi atualizado com um recurso muito solicitado por estudantes: formulários de pesquisa no Excel.

Para facilitar os trabalhos em grupo, o SkyDrive já armazenava revisões de documentos do Office no SkyDrive — se houve alguma edição indesejada, basta restaurar o documento para uma versão anterior. Agora, se o documento for deletado por acidente, há uma lixeira onde é possível restaurar facilmente o arquivo.

Lixeira do SkyDrive: os arquivos ficam aí por 30 dias

Arquivos que estiverem na lixeira do SkyDrive não serão contabilizados no limite de armazenamento. Mas os documentos podem ocupar apenas 10% do espaço total da sua conta — se o limite for excedido, arquivos com mais de 3 dias serão automaticamente excluídos. Além disso, se um item ficar na lixeira durante 30 dias, ele será excluído permanentemente.

Quando precisamos coletar dados para uma pesquisa, normalmente recorremos ao Google Docs. Basta criar um formulário, digitar as perguntas, compartilhar o link pela internet e esperar as almas caridosas preencherem o formulário. Ao criador da pesquisa, o Google retorna uma tabela com todos os dados e um resumo da pesquisa. A Microsoft promete uma função semelhante, fortemente integrada com o SkyDrive e o Office. A interface parece bem legal:

Pesquisas no SkyDrive pelo Excel Web App | Clique para ampliar

A lixeira do SkyDrive estará disponível para todos os usuários nas próximas 24 horas. O formulário de pesquisa do Excel ainda não tem data de lançamento, mas será liberado em breve, após a Microsoft terminar “alguns ajustes finais”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Saldanha
Ahh se tivesse isso quando perdi gigas de arquivos que exclui acidentalmente.
fac_713198649
Tenho 3 computadores conectados ao meu Skydrive, quando deleto um arquivo, ele vai para a lixeira de cada um dos computadores, sendo uma proteção maior. Outros serviços fazem isso também?
Vinícius
Já tentei usar o Docs, tenho até o Google Drive, mas não gostei :S, parece serviço em beta. O skydrive está muito a frente!! Não troco :D
Vinícius
Já está disponivel aqui hehehe!! Tinha tanta coisa lá que eu nem lembrava de ter deletado :S
Luiz Alberto
Skydrive melhorando a cada dia. Eu uso desde que foi lançado. Tudo que eu tenho de documentos está lá. É muito prático poder salvar direto do Word na nuvem. OneNote então, não vivo sem.
André Henrique Buss
PS: vamos lembrar que para uso profissional tudo isso e muito mais pode ser feito pelo SharePoint. Então não é nada NOVO pra quem usa profissionalmente as ferramentas da Microsoft. O que ela está fazendo é trazendo algumas coisas para versão "home free" :) Pelo título até parece que o g docs é superior as ferramentas nuvem da Microsoft. O que com certeza não reflete a relalidade :)
Tayler Padilha
É tipo no Windows: a lixeira existe, mas sempre dou Shift+Del, aauhauhauahuahuah!!!