Foxconn terá fábrica de 1 bilhão de reais no interior de SP
A gigante chinesa Foxconn vai abrir uma nova fábrica no interior de São Paulo, precisamente na cidade de Itu, que fica a 100 quilômetros da capital paulista. Com investimento previsto de 1 bilhão de reais, a unidade industrial entra em operação a partir do ano que vem.
O parque industrial de Itu deve criar 10 mil empregos diretos, segundo cálculos da companhia. Há previsão de construir cinco fábricas com produção de telas touch, LED, cabos, câmeras e placas PCB, além de outros componentes eletrônicos.
Segundo o Estadão, com a chegada de mais unidade fabril, praticamente todos os itens necessários para montar iPads e iPhones da Apple serão fabricados em território nacional. Exceção para o TFT, telas variantes do LCD.
A Foxconn adquiriu terreno de 1 milhão de metros quadrados próximo à rodovia SP-308, também conhecida como Rodovia do Açúcar. Os investimentos começam agora, mas ainda é necessário erguer a unidade fabril. A produção de produtos deve se iniciar em 2014 (iPhone 6?), com previsão de atingir a capacidade máxima em 2016 (iPhone 7?).
A informação foi confirmada pela Investe SP, agência do governo do estado para promoção de investimentos e de competitividade. Um protocolo de intenções será assinado pelo governo e pela companhia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na quinta-feira (20).
Vejamos se a fabricação local dos produtos da Apple faz com que os preços dos produtos caiam. Existia a percepção de que, com a fabricação nacional, os iPhones e iPads ficassem mais baratos. Não se confirmou. Os produtos, montados na unidade fabril da Foxconn em Jundiaí), custam o mesmo que o iPhone vindo de fora. E pior: o preço médio do smartphone com a marca da maçã tem elevado com o passar dos anos.