Já faz algum tempo que o Twitter reforça sua presença no Brasil, oferecendo a versão em português no site e Trending Topics específicos para algumas das cidades no país. Hoje o Twitter apresentou dois dos executivos que serão responsáveis por aumentar ainda mais a presença por aqui e ajudar potenciais parceiros interessados em se aproveitar da plataforma, além de dar mais suporte aos usuários.

Shailesh Rao à esquerda e Guilherme Ribenboim à direita

Em um encontro com a imprensa na manhã de hoje, Guilherme Ribenboim, diretor-geral para o Brasil, e Shailesh Rao, vice-presidente internacional, falaram das ferramentas do Twitter que podem ajudar agências a engajarem usuários com as marcas que elas representam, como os Promoted Tweets. Segundo Rao, “ainda não há um caso de sucesso significativo” de empresas brasileiras no Twitter e com uma equipe de apoio local isso pode mudar.

O Twitter também cita que vai apoiar os usuários mais diretamente, mas em nenhum momento da coletiva eles disseram exatamente como. Mas compartilharam números interessantes: o Brasil é um dos 5 países que mais tem usuários no Twitter, que ao todo contabiliza 140 milhões de membros ativos mensalmente.

A contagem desses membros é feita da seguinte forma: se ele fez login na conta uma vez ao mês, é considerado um membro ativo. Curioso esse método, mas se ajuda nos números, quem sou eu para contestar?

O que os brasileiros mais comentam

Outros dados divulgados por Shailesh dizem respeito ao que os brasileiros mais comentam no Twitter. O último episódio da novela Avenida Brasil, com a hashtag #OiOiOi, pode ter rendido um bom vídeo mas não ultrapassou a marca de 3031 tweets por minuto.

Futebol: presente em dois dos 5 assuntos mais comentados no Twitter em 2012.

Em contraste, não chegamos ainda nem perto do que os americanos conseguem durante uma edição do campeonato SuperBowl: em fevereiro desse ano o total de tweets por segundo enviados durante o torneio ultrapassou a marca dos 12 mil. Estamos um pouco longe disso ainda.

Localização de Trending Topics em mais cidades do Brasil

Hoje o Twitter lançou os Trending Topics localizados em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Durante a coletiva, Guilherme antecipou quais cidades do Brasil estariam incluídas nessa nova leva de localização. São elas: Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luís.

Escritório? Não ainda

Apesar de termos dito a abertura na época em que o Twitter contratou o diretor-geral, a empresa esclareceu esse ponto: ainda não tem um escritório no Brasil. Ao que parece, Guilherme vai ter que ficar no home-office por algum tempo. Ao todo o Twitter tem três escritórios fora dos EUA, onde está localizada sua sede. Um deles é no Japão e outro no Reino Unido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex Ramos
Legal, agora o Brasil tem mais 11 cidades nos TT's!! "...Ao todo o Twitter tem três escritórios fora dos EUA, onde está localizada sua sede. Um deles é no Japão e outro no Reino Unido." Porque não disseram logo o último?! kkkkk
Alex Ramos
"...o total de tweets por segundo enviados durante o torneio ultrapassou a marca dos 12 mil. Estamos um pouco longe disso ainda." Um pouco?! Estamos muuuuito longe ainda! Enquanto eles fazem '12 mil por segundo', nós fazemos pouco mais de '3 mil por minuto'!! Mas, certamente, o Brasil ainda irá alcançar ou até ultrapassar essa marca americana... Mas acho que vai demorar um bom tempo. Daqui há um ano, talvez. É claro, se o fim do mundo não acontecer! kkkkkkkkk Se bem que sobreviver ao fim do mundo é fácil!! Difícil é cantar a parte de Eminem na música "Love The Way You Lie"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rodolpho Victor
Deveriam fazer esses tweets patrocinadores chegarem ao usuário final com um programa de afiliados.