Início » Telecomunicações » Relato do leitor: testando o 4G Max da Claro no Recife

Relato do leitor: testando o 4G Max da Claro no Recife

Consumidor consegue 11,9 Mbps de download e 8,2 Mbps de upload.
Latências registradas no teste do EAQ ficam em 11,90 ms e 90,19 ms.

Avatar Por

Na semana passada a Claro lançou os primeiros planos comerciais para acesso de via 4G na capital do estado do Pernambuco e em outras três cidades. Um dos nossos leitores de lá, ansioso por testar a recém-lançada rede e sem medo de ser um destemido early adopter da tecnologia, contratou o serviço e nos mandou as primeiras impressões do 4G da Claro. Ao que parece, por enquanto ela parece bem aceitável para o que vemos no 3G.

Kit de internet 4G da Claro – foto enviada pelo leitor José Ribeiro

Kit de internet 4G da Claro – foto enviada pelo leitor José Ribeiro

José Ribeiro, estudante do curso de Redes de 23 anos, relata que contratou o plano 4G junto com a compra do modem Huawei E392, o único compatível com a tecnologia. Ele diz que no mesmo dia de contratação do serviço fez os testes de velocidade e alcançou picos de 11,94 megabits por segundo de download, com upload de 8,25 megabits por segundo.

Se considerarmos que a média de velocidade de redes 3G (contando 3G Max da Claro e 3GPlus da Vivo) raramente ultrapassa 6 megabits por segundo, a velocidade do 4G é até razoável. Por outro lado, se consideramos que o máximo que a tecnologia permite até 100 megabits por segundo, a velocidade é risível – mas já esperávamos uma velocidade um pouco abaixo do padrão, certo? O ideal é que com a expansão da rede veremos a velocidade subindo (antes de baixar de novo pela superlotação de usuários).

Pedi a José que executasse alguns testes com a sua recém-contratada conexão 4G para saber o que a Claro deixa ou não fazer pela rede. O tráfego de torrents, por exemplo, está completamente liberado. Nos testes do EAQ, a latência e jitter ficaram em 90,19 ms e 11,99 ms, respectivamente, marcas aceitáveis para o padrão.

Teste de EAQ: qualidade boa por enquanto

Ainda sobre a conexão, José relatou que atingiu na segunda-feira o limite de tráfego – algo que ele não viu com muita preocupação visto que no mesmo dia a franquia seria renovada. Mas isso pode ser algo recorrente: com a velocidade maior, mais dados serão gastos em um menor período de tempo.

Ferramenta do modem mostra os limites: fáceis de se atingir

Obviamente, estes são testes preliminares de algo que ainda está em implantação. A conexão que José usa agora pode mudar bastante quando mais usuários adotarem a tecnologia e estiverem usando a rede. A política de tráfego da Claro pode mudar para bloquear torrents. Mas até lá, José e todos os que contrataram o serviço, podem navegar a velocidades que usuários do 3G apenas sonham atingir.

Isso é, enquanto eles não atingirem o limite da franquia. Aí todos estarão no mesmo saco, limitados a navegar em velocidades diferentes, mas todos limitados.

Leia também sobre os testes que o Tecnoblog fez com o 4G da Claro em Campos do Jordão (SP) e com o 4G da Vivo no Rio de Janeiro durante a Futurecom.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bárbara Cavalcanti
:o
Mário Gameiro
nao da nem vontade de comprar um celular 4g
Pedro Rosa
Acabei de comprar o modem 4G da Claro, e testando no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Decepção total: nos testes dava 3,95 Mps, mas no uso a média ia de 1,2 Mbps a meros 30 Kb/s; os vídeos travam ou o som sai bom mas o video aos pulos. Depois de uns 10' de uso travou, não carregou páginas, ou voltou a funcionar aos trancos e barrancos. Amanhã testo na Rio Branco para evento; não funcionando, devolvo imediatamente e testo o da Vivo. Na Candelária o sinal da Tim é péssimo, e fui testar o modem 3G da Oi que deu zero sinal... Estou frito.
Mateus Valgas
http://claro4gmaxbr.com.br/cobertura-da-claro/
Mateus Valgas
http://claro4gmaxbr.com.br/cobertura-da-claro/
André Bessas
Aqui na UFMTno Instituto da Computação fiz o teste de internet e deu incríveis 42Mbps de download e 19Mbps de upload nem acreditei vou levar meu note pra facul pra baixar uns filmes pelo WiFi :D ( Fiz o teste no pc do laboratório do bloco de computação no site speedtest)
Fabio Garcia
Esse povo ta vislumbrado com essa 4g, para o brasil que tem é tudo lento até que a velocidade é aceitavel, porém ae vem as pegadinhas, muitos vão pensar tenho um 4g de 5GB, otimo porem isso não é a velocidade como muitos pensam, isso é a capacidade de dados que pode ser tranferido e com essa velocidade uma de 5GB pode se chegar ao limite em uma hora, sim depois de uma hora se vai a 200kb, pra essa 4g ser bom mesmo não tem que ter limite de dados, peguem o japão como exemplo la não tem essa falcatrua de plano de dados, tu contrata a velocidade e pronto! e vem a claro com essa enganação mais uma vez!
lucas555
Pelo menos fazemos piada, os americanos riem muito da nossa banda larga, 3g, 4g, parecemos ser um indiano ou cubanos no seu conceito, coidada das pessoas leigas quem se impressionam com essas propagandas enganosas vinculadas a televisão, depois lotam os procons e juizado especial por se sentirem lesados, e todo brasileiro consumista, mete a a caneta para cima e assinam os contratos e não lêem as clasulas de limitações. O 3g siquer foi aprovado, ai as empresas com olhos arregalados e garras afiadas querem suas almas malditos.
Diogo Paiva
Quando estive nos EUA comprei um chip Pré-pago da AT&T e usei o 3G deles. As velocidades que alcancei foram praticamente as mesmas que esse usuário alcançou com o 4G. Isso mostra o quanto somos enganados no Brasil. Basta lançar um serviço que seja um pouco mais rápido com um preço bastante mais caro para que o usuário se sinta satisfeito, mas quando vamos ver, é tudo a mesma porcaria.
Rafael Vivaldi
Não adianta esperar os 100 Mbps porque isso é teórico, na melhor modulação (ou seja, só para usuários perto da antena) e sem overhead.
Augusto Guimaraes
4G em Fortaleza? Você trabalha com a implantação das redes ou em alguma operadora? Pois num foi anunciado nem os teste por ai ainda...
Eduardo Nascimento
Em São Paulo, pelo menos dentro dos estádios o 3G é bloqueado pela Globo.
viniciusghietti
Modem 4G com o Chip escrito 3G Ready
Felipe Aranda
Faz um teste pelo Speedtest, só para ver, pessoal costuma usar ele.
José Frederico Ribeiro Viana
Não é diária, é pq o vencimento que escolh, o ciclo da fatura ele termina todo dia 17 de cada mês e dia 18 começa um novo ciclo, ou seja: a franquia zera e começa a contar novamente. Meu vencimento é dia 5 e o período de contagem do mês é: - Inicio do ciclo: Todo dia 18 de cada mês. (todo dia 18 ele zera e começa a contar até a data do termino do ciclo. - Termino do ciclo: Todo dia 17 de cada mês
Exibir mais comentários